08.08.2018A obra completa para violão solo de Villa-Lobos em concerto

A Capela Santa Maria recebe neste sábado (11/8), às 20h, o concerto “Todo Villa”. A obra completa publicada de Villa-Lobos para violão solo será executada pela ótica de três violonistas brasileiros de destaque internacional, alunos da lendária Royal Academy of Music de Londres: Plínio Fernandes, Vitor Noah e Fabricio Mattos.

A dinâmica do programa segue uma estética não-linear, explorando a riqueza da linguagem de Villa-Lobos através de saltos temporais e variações dentro do espaço de performance, possibilitando assim uma percepção mais aguçada não somente das diferenças entre os diversos períodos da vida de Villa-Lobos, mas também de elementos que se mantiveram em sua linguagem desde o início como chorão e seresteiro até a maturidade como compositor na Europa.

“Todo Villa” capta e sintetiza, assim, o colorido ora caótico, ora controlado, ora ingênuo, ora complexo, da personalidade artística de Villa-Lobos, através da performance profunda, explosiva e refinada dos três jovens instrumentistas que compõem o programa. Uma oportunidade rara e única não somente para amantes do violão e Villa-Lobos, mas também para admiradores da incomparável beleza e refinamento alcançados pela música brasileira.

Sobre a obra
A obra de Heitor Villa-Lobos para violão solo é um dos mais importantes marcos da história deste instrumento, devido não somente à sua produção prolífica, mas também por ter conduzido o violão a possibilidades expressivas inexploradas e inesperadas, e que continuam a surpreender públicos em todos os continentes. O conjunto de sua obra para violão solo compreende desde a rica ingenuidade da música popular brasileira até o refinamento artístico da maturidade, passando por diversos períodos e locais da vida do compositor.

Serviço:
Data: Sábado, 11 de agosto de 2018
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273
Preço de ingressos: R$15 e R$30

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar