30.04.2010A FUSÃO DA SONORIDADE ESLAVA E BRASILEIRA NO SHOW DE OLEG FATEEV E SIMONE SOU

Um show raro de percussão e bayan (acordeom russo), um encontro entre a cultura do leste europeu e a brasileira. Assim é o show da percuterista Simone Sou e do moldavo Oleg Fateev, na primeira turnê do duo pelo país. Eles se apresentam no Teatro do Paiol, às 21h deste sábado (1º). No repertório do show, músicas do CD “Dreams”, de Oleg Fateev, do qual Simone participa.

É nítida a empolgação de Simone Sou ao falar deste duo, fruto de um respeito mútuo, construído dividindo o palco. Eles se conheceram em junho de 2008, no projeto “Truckstop”, em Tilburg, Holanda, idealizado pelo quarteto de cordas Ethel, de Nova Iorque. “Eles juntaram músicos compositores de países diferentes para montar um show inédito, com nossas próprias composições e arranjos feitos pelo grupo”, recorda Simone. “Ensaiamos durante uma semana e nos apresentamos na semana seguinte em um jazz club de Tilburg, chamado Paradox, e dois dias no Festival Mundial, também em Tilburg. O resultado foi surpreendente, pois cada um trouxe sua própria bagagem musical, e montamos um show bem dinâmico, por conta da diversidade musical”.

Simone fala da divulgação do espetáculo: “No ano seguinte, eu tentei trazer o projeto para o Brasil, mas apenas Oleg pôde vir por meio do projeto Plataforma Brasil-Holanda. Então nos juntamos com Carlinhos Antunes, de São Paulo, e sua Orquestra Mundana, e tocamos em alguns lugares, como o festival Sampa Jazz, no Teatro São Pedro, Sesc instrumental Paulista, Unicamp, e Olinda Jazz. Para continuar com a ideia da mistura, criamos o duo para poder viabilizar shows, e também descobrir musicalmente novos elementos entre a musica tradicional russa e brasileira”, explica Simone.

Nesta turnê do duo, estão agendadas apresentações em São Paulo e Porto Alegre, além deste show em Curitiba, no Teatro do Paiol. Para o produtor Alvaro Collaço, a vinda de Simone e Oleg representa uma união rara. “Não é comum termos apresentações de bayan, o acordeom russo, em Curitiba. Ainda mais em duo com percussão”, diz. “Isso sem contar com o fato de serem dois grandes músicos, que farão sem dúvida um show memorável, a julgar pelo repertório que traz composições inspiradas de Oleg”.

Oleg Fateev e Simone Sou – Oleg Fateev nasceu em 1967, na Moldávia (ex- União Soviética). Depois de iniciar seus estudos de música em Tiraspol (Moldávia), estudou na Gnesin Academia de Música de Moscou. Em 1996, morou em Tilburg, Holanda, onde se apresentou em concertos solos, fez direção musical de montagens teatrais, balés e participou de Festivais e projetos de música experimental, como o projeto Truckstop, em 2008, idealizado pelo Quarteto de Cordas Ethel. Desenvolveu sua linguagem musical com raízes na música da Rússia e Moldávia, com influências do jazz, música erudita e do mundo. Em 1998, formou seu próprio trio, quando começou seu trabalho de compositor e arranjador. Acompanha grandes nomes da música holandesa, como Eric van der Wurff, Nard Reijinders, Jeroen Pek Band, Leoni Jansen, e muitos outros. Possui um CD solo, intitulado ”Oleg Fateev –Dreams”. Em 2010, Oleg faz a direção musical da montagem Branden, de Waiji Mouawad, em cartaz no Rotheater, em Roterdam, onde atua e toca.

Simone Sou desenvolve pesquisa baseada em ritmos brasileiros e do mundo, adaptando a percussão a uma realidade baterística. A combinação de instrumentos (tambores tradicionais, latas, eletrônicos) faz surgir uma sonoridade única, que explora a criatividade e proporciona uma infinidade de timbres. Simone participa de trabalhos variados (gravações, workshops, turnês, shows), acompanhando bandas e artistas. Trabalhou com Mutantes, Itamar Assumpção, Chico Cesar, Zeca Baleiro, Ray Lema, Zelia Duncan, Elza Soares, Elba Ramalho, Jards Macalé, Vanessa da Mata, Rita Ribeiro, Adama Drame, Badi Assad, Paulo Miklos, entre outros.

Simone lançou em 2006 dois trabalhos autorais: “Projeto Cru”, no qual desenvolve uma linguagem de música brasileira experimental junto a Alfredo Bello e Marcelo Monteiro, e “Batucajé”, projeto de percussão brasileira junto ao renomado baterista Robertinho Silva e a percussionista Jadna Zimmermann. Atualmente Simone Sou desenvolve um duo de percussão, “Soukast”, em parceria com Guilherme Kastrup e prepara o lançamento de seu primeiro CD solo: ”SIM ONE SOU – SOMOS”.

Show de Oleg Fateev e Simone Sou
Data e horário: dia 1º de maio de 2010 (sábado), às 21h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (41) 3213-1340
O espetáculo é uma realização de Alvaro Collaço Produções, com o apoio do Restaurante Beto Batata.