01.11.201718° Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba acontece neste domingo em Curitiba

No ano em que a homossexualidade foi assunto de amplos debates gerados a partir de decisões legais polêmicas, a Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba celebra o amor no próximo domingo (5/10) com o início da concentração ao meio-dia na Praça 19 de Dezembro.

A Parada da Diversidade LGBTI é promovida pela APPAD LGBTI Curitiba com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e procura promover e defender os direitos humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais. Conforme o coordenador da APPAD LGBTI Curitiba, Márcio Marins, em meio a um período de retrocessos, a expectativa para a Parada da Diversidade é de utilizá-la “como uma ferramenta para o enfrentamento a todo tipo de violência e discriminação, não só da LGBTIfobia, mas também de enfrentamento ao machismo e ao racismo”, afirmou.

Em um país que mata a cada 25 horas uma pessoa LGBTI – segundo a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais – a Parada da Diversidade LGBTI Curitiba traz o lema “O que eu tenho a ver com isso?”. O lema, segundo Marins, busca mostrar que enfrentar a LGBTIfobia não é uma obrigação só da comunidade LGBTI, mas um dever de toda a sociedade. “Quando um heterossexual finge que não vê um ato de violência e discriminação, ele está sendo conivente, está com as mãos tão sujas de sangue quanto o homofóbico”, explicou.

O cantor e performer Siamese, que também participará da Parada da Diversidade, complementa que o lema desta é edição é extremamente necessário. “Todos são responsáveis quando presenciam algum ato de LGBTIfobia e permanecem calados. É o momento de nos posicionarmos e fazer a nossa voz ser ouvida, denunciando todo tipo de agressão, seja ela sobre condição sexual, racial ou machista. A diversidade cultural é direito constitucional e devemos lutar para que ela se mantenha viva”, defendeu.

Outro tema que também estará nas ruas neste domingo é “Amar não é pecado”, nome de uma composição de Noemi Carvalho. A artista que representa a “mulher lésbica, gorda e negra” na Parada LGBTI de Curitiba, explica que compôs a música “Amar não é pecado” logo após a concessão da chamada “cura gay”, como ficou conhecida a Liminar concedida pelo juiz Waldemar Cláudio de Carvalho da Justiça Federal do Distrito Federal, após 18 anos de proibição desse tipo de tratamento por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia. “'Amar não é pecado’ mostra para quem nos oprime que somos fortes, que resistimos e que quem precisa de cura não somos nós, o que precisa ser curado é o ódio e o preconceito da sociedade”, reiterou Noemi.

Quanto à programação, a Parada da Diversidade LGTBI promete valorizar a cultura local. Esta edição conta com destaques como a MC Mayara, a banda Pitombas do Amor, a apresentação em conjunto da cantora Noemi de Carvalho e Siamese da música “Amar não é pecado” e um pocket show com as canções EP “Som do Grave”, lançado este ano pelo artista Siamese. Além, é claro, da presença de grandes Drag Queens, trazendo muita irreverência ao evento.

Conforme o coordenador da APPAD LGBTI Curitiba, são esperadas cerca de 90 mil pessoas na Parada da Diversidade deste ano. “Pessoas que encham as ruas do centro da capital paranaense de alegria, protesto e reivindicação de direitos. Vai ser um grande grito pela liberdade de expressão, um grande grito pelas liberdades”, garantiu Marins.

Colaborou: Felipa Pinheiro

Programação:
12h00 – Início da concentração – local: Praça 19 de dezembro – Rua Barão do Cerro Azul entre as Ruas São Francisco e Inácio Lustosa;
13h30 – Abertura Oficial – local: Praça 19 de dezembro
14h00 – Saída da Parada – Trajeto: Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora da Salete;
17h00 – Apresentações culturais – local: Praça Nossa Senhora da Salete;
20h00 – Encerramento das atividades – local: Praça Nossa Senhora da Salete