{ 22/05/2015 }

Semana Cultural oferece mais de 160 espetáculos para educadores

A Semana Cultural Literária, promovida de 25 a 30 de maio pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e o apoio de outras instituições, oferecerá 166 espetáculos de todas as linguagens artísticas culturais e colocará gratuitamente 24 mil ingressos à disposição de Profissionais da Educação, Cultura e comunidade. A Semana Cultural é uma das ações do programa EduCultura, criado com o objetivo de valorizar e ampliar o repertório dos servidores municipais no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Leia mais >>>

Cinemateca de Curitiba exibe clássicos de Sergio Leone

A Cinemateca de Curitiba exibe, de 23 a 28 de maio, seis clássicos de um dos mais brilhantes cineastas da sua geração. Além da mostra de filmes, o sábado também reserva mais três eventos na Cinemateca de Curitiba e no Museu Oscar Niemayer em homenagem ao cinema do consagrado diretor italiano. No sábado, o MON recebe às 16h, a apresentação da Orquestra à Base de Corda de Curitiba tocando as inesquecíveis composições de Ennio Morricone. Em seguida, acontece um debate sobre a vida e a obra de Sergio Leone com a presença do crítico de cinema Marden Machado, do cineasta Marcos Jorge e do curador Antonio Cava. Leia mais >>>

Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta composições de Villa-Lobos

O prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4 e a Suíte para Cordas, duas obras conhecidas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), abrem o concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta neste fim de semana na Capela Santa Maria. A orquestra fará duas apresentações, na sexta-feira (22) às 20h, e sábado (23) às 18h30, sob a regência do maestro convidado Rodrigo de Carvalho. Leia mais >>>

FCC passa a administrar palco das Ruínas de São Francisco

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) formalizaram nesta quinta-feira (21) um acordo para que a o anfiteatro das Ruínas de São Francisco passe a ser administrado pela FCC. Com isso, os produtores culturais interessados em realizar eventos no espaço não precisarão mais de autorização de uso por parte da SMU. Para fazer reservas, devem a partir de agora acessar a Central de agendamento através do site da FCC.Leia mais >>>

Oficina sobre sistema da Lei Rouanet atrai produtores de todo o Paraná

Aproximadamente 300 pessoas de Curitiba e de diversas cidades do estado participaram nea segunda-feira (18) da oficina “Lei Rouanet – Gestão e Plataforma”, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba e o Ministério da Cultura, no auditório do Instituto Federal do Paraná. Ministrada pela assessora regional do Pronac – Programa de Apoio à Cultura, Clara Cristina Zitkoski, a oficina tem o objetivo de apresentar o novo sistema para inserir, acompanhar e prestar contas dos projetos culturais da Lei Rouanet. Leia mais >>>

Ensaio fotográfico lembra o Dia Internacional de Combate a Homofobia

Artistas curitibanos participaram de um ensaio fotográfico para celebrar o Dia Internacional de Combate a Homofobia, lembrado no dia 17 de maio. O projeto é uma iniciativa conjunta da Fundação Cultural de Curitiba, da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba (ADH) e dos artistas participantes. As fotos serão publicadas no site FCC (clique na foto acima desta matéria para iniciar a galeria) e nas redes socias. Fotos de Alice Rodrigues. Os artistas de diversas áreas como música, cênicas, dança, fotografia, performances e técnicos que participaram da ação foram Márcio Marins, Bettynna Brasfont, Alexia Mozzer, Bárbara Bueno, Fernanda Ramos, Kauane Farias, César Almeida e Allan Johan. Leia mais >>>

Gibiteca recebe criador de conteúdos da Disney, Dreamworks e Warner Bros

O designer, consultor, produtor e criador de conteúdos para o público infantil, Michael Bruza, estará na Gibiteca de Curitiba na próxima segunda-feira (25), às 19h, para ministrar palestra sobre produção de conteúdo, storytelling e sua experiência com empresas americanas. A entrada é gratuita. O americano já produziu logomarcas, sites e campanhas para a Disney, Dreamworks, Warner Bros, Netflix entre outras empresas de entretenimento. Ele é o responsável pela criação de marcas curiosas, como por exemplo, a logo design da cafeteria “Central Perk” – principal ponto de encontro dos personagens do seriado Friends. Leia mais >>>

Últimos dias para ver mostra fotográfica “Coletiva Série F” no Solar do Barão

Fica em cartaz até o próximo dia 31 de maio, no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, a exposição "Coletiva serie F" que reúne registros de consagrados fotojornalistas brasileiros feitos com as lendárias câmeras da série F da Nikon, durante as décadas de 1960 a 1990. Entre as fotografias estão imagens icônicas de John Lenon, Rita Lee, Cartola, Pelé e outros registros do esporte, moda, natureza, arquitetura, cidade, cultura e política clicadas por Sergio Jorge, Klaus Mitteldorf, Bob Wolfenson, Armando Prado, Luiz Garrido, Luciano Candisani, Ana Carolina Fernandes, Edu Simões, Evandro Teixeira, Walter Firmo, Tuca Reines, Jorge Araújo, João Bittar, Juca Martins, Ignacio Aronovich, Paulo Vainer, Alexandre Belém, Rogério Assis, Juan Esteves e Egberto Nogueira. Leia mais >>>

Concerto de canções românticas reúne vozes masculinas da Camerata

O grupo vocal masculino da Camerata Antiqua de Curitiba preparou um concerto especial para o próximo domingo (24), dedicado a compositores do período Romântico. A apresentação, intitulada “Fragmentos de um discurso amoroso”, é baseada em poemas de autores alemães e o título faz referência a um dos textos, de autoria de Roland Barthes. A apresentação, às 18h30, na Capela Santa Maria, tem regência da maestrina Mara Campos e acompanhamento da pianista Clenice Ortigara. Leia mais >>>

Estação de Sustentabilidade premiará cidadãos com ingressos para eventos culturais

Um leitor de cartão transporte que permitirá identificar usuários e premiar os mais assíduos na entrega voluntária de lixo é a novidade da quarta Estação de Sustentabilidade de Curitiba, entregue nesta segunda-feira (18). A nova unidade – resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Volvo do Brasil – fica no bairro Guabirotuba, em frente ao Horto Municipal, na Rua Salgado Filho, bem perto da Linha Verde. As três outras Estações de Sustentabilidade da cidade – localizadas nos bairros Tingui, Boa Vista e Santa Cândida – já coletaram juntas mais de 20 toneladas de recicláveis. O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, conta que a intenção é dar prêmios simbólicos aos moradores que mais colaborarem com a coleta seletiva. ”É uma maneira de estimular e valorizar o cidadão que tiver assiduidade na separação do lixo. Juntamente com a Fundação Cultural iremos presenteá-los com ingressos para atividades artísticas do município”, diz. Os detalhes desse sistema ainda estão sendo definidos. Leia mais >>>

Confira a programação cultural deste final de semana:
Sábado >>>
Domingo >>>

FCC na Rede: Facebook | twitter | Flickr | Youtube

Você recebeu esta mensagem porque se cadastrou no serviço de newsletter da Fundação Cultural de Curitiba.