{ 30/01/2015 }

Prefeitura envia à Câmara projeto de lei de Proteção do Patrimônio Cultural

O prefeito Gustavo Fruet assinou o projeto de lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba. A proposta, que foi enviada para apreciação da Câmara Municipal, entre outros pontos cria instrumentos fiscais que vão permitir a preservação do patrimônio cultural, como a utilização do patrimônio construtivo, que poderá ser renovado a cada 15 anos, mediante a boa conservação ou apresentação de alvará de restauro do imóvel de valor cultural, histórico ou arquitetônico. Outros incentivos de preservação são a redução de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o enquadramento em leis de incentivo à cultura e parcerias entre poder público e a iniciativa privada. Ainda cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e institui o Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural (Funpac).

|

Marechal recebe Carnaval eletrônico no próximo domingo

No próximo domingo, dia 01, a partir das 14h, a Marechal Deodoro vai se transformar em uma grande pista de dança a céu aberto, quando a cidade abre as portas, pela primeira vez, para o CarnaVibe. O projeto, nos moldes das demais datas da “Arena Pré-Carnaval”, terá a animação a cargo de um trio elétrico, só que desta vez, composto apenas por DJs: Dashdot, HNQO, Rolldabeetz, Aninha e Mateus B. O projeto é uma parceria da FCC com o Club Vibe e a AIMEC.

|

Raul de Souza e Ed Motta fazem show de encerramento da 33ª Oficina de Música

Ao som de jazz, bossa nova e muito soul, o trombonista Raul de Souza e o músico carioca Ed Motta fizeram o show de encerramento da 33ª Oficina de Música na noite de ontem (28) no Teatro Guaira. O homenageado da noite, Raul de Souza que está completando 80 anos de idade, e 60 de carreira, trouxe Ed Motta que se diz “emocionado e honrado de fazer parte da história do trombonista brasileiro que se tornou referência internacional. “É maravilhoso fazer parte desta homenagem”.

|

Garibaldis e Sacis abriu Carnaval 2015 para 10 mil pessoas na Marechal

Com a presença de cerca de 10 mil pessoas na Marechal Deodoro, o bloco Garibaldis e Sacis deu neste domingo (25) o pontapé inicial do Carnaval 2015 em Curitiba. Nem a chuva que caiu no início e no final do desfile desanimou o cativo público do tradicional pré-carnaval que o grupo promove há 16 anos e que desde o ano passado é realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

|

UPE ocupa Palácio dos Estudantes com Bienal de Arte

A União Paranaense dos Estudantes promove nesta sexta-feira e sábado (30 e 31) a 1ª Bienal de Arte, Cultura e Esporte da UPE, com exposições, sessões de cineclube, apresentações de dança, teatro e música, debates, palestras e oficinas. A bienal ocupa diversos espaços, entre eles o próprio Palácio dos Estudantes, recentemente reformado e entregue pela Prefeitura de Curitiba. De acordo com a presidente da UPE, Elys Zioli, o festival será uma mostra de tudo o que está sendo produzido de arte estudantil nas universidades paranaenses.

|

Cinemateca recebe mostra com filmes estrelados por Ricardo Darin

A Cinemateca de Curitiba exibe de quinta-feira a domingo (29 de janeiro a 1° de fevereiro), sempre às 20h, a Mostra de Cinema Argentino – Ricardo Darin. O ciclo é uma homenagem ao ator e diretor argentino, ganhador de diversos prêmios internacionais e considerado atualmente como um dos melhores e mais populares atores da América Latina. Durante a mostra, será exibido um filme por dia, todos com áudio em espanhol e legenda em português. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Centro Cultural da Espanha.

|

Ritmos brasileiros da Oficina de Música atraíram estrangeiros

Referência internacional, a Oficina de Música de Curitiba a cada ano atrai mais estrangeiros. Em 2015, as aulas com os ritmos tradicionais do Brasil, da fase de música popular, receberam 42 alunos estrangeiros, sendo o curso de percussão o mais procurado, com 13 alunos inscritos.

|

FCC na Rede: Facebook | twitter | Flickr | Youtube



Você recebeu esta mensagem porque se cadastrou no serviço de newsletter da Fundação Cultural de Curitiba.