16.05.2015Ensaio fotográfico lembra o Dia Internacional de Combate a Homofobia

Artistas curitibanos participaram de um ensaio fotográfico para celebrar o Dia Internacional de Combate a Homofobia, lembrado no dia 17 de maio. O projeto é uma iniciativa conjunta da Fundação Cultural de Curitiba, da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba (ADH) e dos artistas participantes. As fotos serão publicadas no site FCC (clique na foto acima desta matéria para iniciar a galeria) e nas redes socias. Fotos de Alice Rodrigues. Os artistas de diversas áreas como música, cênicas, dança, fotografia, performances e técnicos que participaram da ação foram Márcio Marins, Bettynna Brasfont, Alexia Mozzer, Bárbara Bueno, Fernanda Ramos, Kauane Farias, César Almeida e Allan Johan.

O Dia 17 de maio é marcado como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. A data tem origem no ano de 1990, quando a Organização Mundial de Saúde-OMS retirou a homossexualidade da lista de Classificação Internacional de Doenças. A partir desta data, movimentos de proteção dos direitos civis da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT, passaram a se apropriar do 17 de maio como um dia de luta contra a violência sofrida por este segmento populacional. No âmbito legal, a Lei nº 12217 de 2007 do Município de Curitiba e um Decreto Federal assinado em 2010 pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ratificam o marco de combate à homofobia em território brasileiro.

Dados da Ouvidoria Nacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH (Disque 100) apontam que a população LGBT de Curitiba é o segundo segmento social que mais denuncia e sofre violência e discriminação na capital paranaense. 20,87% das denúncias são de vítimas LGBT. Em primeiro estão Crianças e Adolescentes com 69,16% de denúncias registradas pelo Disque Direitos Humanos da SDH.

Realizações de ações de Cultura em Direitos Humanos tem como objetivo a formação de uma nova mentalidade para o exercício da solidariedade, do respeito à diversidade humana e do combate às violações de Direitos Humanos, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 – PNDH3, a Fundação Cultural de Curitiba – FCC, e a Coordenação da Assessoria de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Gabinete do Prefeito – ADH, tem planejado e realizado conjuntamente ações de visibilidade, a fim de incentivar práticas de Cultura em Direitos Humanos e de combate à discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, racismo, xenofobia, religiosidade, entre outras.

Para muitos artistas e produtores LGBT de Curitiba, fazer cultura é um ato de resistência, de promoção e de defesa dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Para essas pessoas produzir cultura é muitas vezes combater a homofobia, a lesbofobia e a transfobia.

Compreendendo o papel fundamental desses artistas na garantia de direitos e no enfrentamento da violação homofóbica, a FCC e a ADH convidaram artistas para um ensaio fotográfico, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às ações culturais em direitos humanos que essas pessoas realizaram ao longo de suas trajetórias.

Ensaio semelhante foi feito com artistas negros e negras na ocasião do dia “21 de Março – Dia Internacional contra a Discriminação Racial”. Outros segmentos também terão o ensaio. Entre eles estão os(as) indígenas, ciganos(as), imigrantes, refugiados(as), população em situação de rua, pessoas com deficiência, idosos(as), mulheres e comunidades tradicionais que tenham vínculo com a promoção e defesa dos direitos humanos.

Os ensaios que serão realizados ao longo do ano vão se tornar uma exposição fotográfica, em comemoração ao dia “10 de dezembro – Dia internacional dos Direitos Humanos”.

“Muitos artistas e produtores também são Defensores de Direitos Humanos e ainda colaboram com lideranças e ativistas de povos, grupos e comunidades, associações, organizações e movimentos sociais que defendem e promovem os direitos fundamentais. Eles desenvolvem um importante papel para o fortalecimento dessa agenda e para a construção de uma cultura de direitos no país”, diz Igo Martiini, assessor de Direitos Humanos do Gabinete do Prefeito.