24.03.2015Rua São Francisco terá programação especial para os 322 anos de Curitiba

A Rua São Francisco, no Centro, receberá, entre os dias 26 e 29, uma série de eventos em comemoração aos 322 anos de Curitiba. Entre as atrações estão peças de teatro, projeções de filmes ao ar livre, um show com o cantor norte americano Jesse Harris e um acontecimento surpresa, que terá lugar no início da noite de domingo.

As ações fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba, a Bicicletaria Cultural, a Ciclo Iguaçu, a Pixel Soluções Audiovisuais, o Festival de Teatro de Curitiba, e a Orpec Engenharia. No domingo, a partir das 19h, na Praça de Bolso do Ciclista, acontece o evento surpresa organizado por todos os parceiros.

Para o superintendente da FCC, Igor Cordeiro, a programação contempla várias linguagens artísticas para os mais diversos estilos. "Para nós a Rua São Francisco é um lugar de conceito em Curitiba. Boa parte dos artistas mais criativos são frequentadores desta região e nada mais justo promover atrações destacadas neste local", lembrou.

Música

O compositor Jesse Harris é um dos destaques da programação. Ele faz show de lançamento do seu 13º álbum, “No Wrong No Right”, na Bicicletaria Cultural, no dia 28 de março. Conhecido por ter composto a faixa Don’t Know Why, consagrado na voz de Norah Jones, e que rendeu um Grammy em 2003 para Harris. O nova-iorquino também atua como guitarrista e produtor de vários artistas em todo o mundo. No Brasil, atuou em discos de Maria Gadú, Marisa Monte e Tiago Iorc.

Em Curitiba, o show contará com a banda Star Rover e com a participação do produtor Maycon Ananias. A apresentação será transmitida ao vivo para Praça de bolso do ciclista, que fica em frente à Bicicletaria Cultural. A entrada é gratuita, mas será garantida mediante entrega de senhas, que serão distribuídas no dia da apresentação.

Filme ao ar livre

No dia 26, às 20h, acontece a exibição do filme "Traço Concreto" na Praça de Bolso do Ciclista. O documentário longa-metragem dos cineastas Eduardo Baggio e Danilo Pschera estava programado para ser exibido no último dia 5 de março, mas devido à forte chuva que caiu na data, foi reprogramada para as comemorações do aniversário da cidade. O filme aborda o universo da arquitetura modernista em Curitiba por meio das histórias de três casas e relatos dos arquitetos Lolô Cornelsen, Salvador Gnoato e Marcos Bertoldi. Após a exibição do filme será realizado um bate-papo com os diretores do filme.

Festival de Teatro

Em sua 24ª edição, o evento também marca presença nas comemorações do aniversário da cidade. Peças, performances e filmes que fazem parte do Festival de Teatro comporão a programação da Praça de Bolso do Ciclista: “Três: Um Solo em Trio” (dia 27, às 19h), “Fissura” (dia 28, às 15h), “Vegan VJ Theatre” (dia 28, às 18h, e dia 29, às 20h), “Notícias da Rainha” (dia 28, às 21h), e “Lugar de Ser Inútil” (dia 29, às 15h).

Traço Concreto
Documentário | Praça de Bolso do Ciclista – 26, às 20h
Historia conta a construção de três casas pela ótica de três arquitetos.
Direção: Eduardo Baggio e Danilo Pschera
Censura: Livre|Duração: 90 minutos
Debate com os diretores do filme, mediado pelo arquiteto Irã Dudeque

Três: Um Solo em Trio
Comédia Clown | Praça de Bolso do Ciclista – dia 27, às 19h
Direção: Fernanda Fuchs | Autoria de texto: Vanessa Vzorek | Elenco: André Daniel, André Daniel, Fernanda Fuchs, Vanessa Vzorek
Censura: Livre | Duração: 30 min | Gratuito

Fissura
Experimental | Praça de Bolso do Ciclista – dia 28, às 15h
Performance na qual os atores (e o público) experimentam espaço, tempo e movimento a partir da ocupação poética dos corpos.
Companhia: Itinerários Produções Artísticas | Direção: Eliza Pratavieira | Elenco: Carol Scabora, Flávio Magalhães
Censura: Livre| Duração: 40 min | Gratuito

Vegan VJ Theatre
Performance Art | Praça de Bolso do Ciclista – dia 28, às 18h e dia 29, às 20h
Criação conjunta dos fundadores da Cia. Lúdica (SP), Marcya Harco e Paulo Drumond, o espetáculo é um mix de performances, cenas teatrais e vídeos focados na libertação animal. No programa serão apresentadas cinco performances, sendo duas com ator ao vivo e três em projeções (live).
Companhia: Cia. Lúdica | Direção: Marcya Harco | Elenco: Marcya Harco, Paulo Drumond
Censura: 14 anos | Duração: 32 min | Gratuito

Notícias da Rainha
Documentário | Praça de Bolso do Ciclista – dia 28, às 21h
Documentário sobre uma rainha da era do rádio num diálogo com o teatro-cinema-instalação.
Companhia: Capicua Filmes | Direção: Ana Johann | Autoria de texto: Ana Johann
Censura: Livre | Duração: 19 min | Gratuito

Jesse Harris + Star Rover
Show do lançamento do disco No Wrong No Right – dia 28, às 21h30
Bicicletaria Cultural: Rua Presidente Faria, 226
Praça de Bolso do Ciclista: Rua Presidente Faria esq. Rua São Francisco
Gratuito – mediante distribuição de senhas | capacidade: 120 pessoas
TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA NA PRAÇA DE BOLSO, ÀS 21h30

Lugar de Ser Inútil
Comédia Dramática | Praça de Bolso do Ciclista – dia 29, às 15h
Dois personagens em um lugar abandonado ou desprezado. Qual a diferença? Por meio da linguagem imagética da poesia de Manoel de Barros, viajam pelo mundo rupestre que o autor suscita. Nesse caminho descobrem a palavra “bocó”. Não sabem seu significado, mas o poeta ajuda na descoberta.
Companhia: Grupo Olho Rasteiro | Direção: Grupo Olho Rasteiro | Elenco: Paulo Chierentini, Rana Moscheta
Censura: Livre | Duração: 55 min | Gratuito

Presente surpresa especial de aniversário
Praça de Bolso do Ciclista – dia 29, às 19h