20.03.2015Ensaio fotográfico lembra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Por Cássia Gomes, especial para o site da FCC

Alguns artistas de diferentes áreas da arte como teatro, dança, música, literatura, com atuação na cena cultural curitibana, participaram de um ensaio fotográfico para celebrar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, lembrado no dia 21 de março. O projeto é uma iniciativa conjunta da Fundação Cultural de Curitiba, da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba e dos artistas participantes. As fotos serão publicadas no site FCC (clique na foto acima desta matéria para iniciar a galeria).

VEJA A GALERIA COMPLETA CLICANDO AQUI.

Os artistas foram fotografados em diversos espaços urbanos da cidade e o objetivo dessa ação é reforçar o combate ao preconceito racial e a qualquer iniciativa excludente, além de representar a pluralidade da beleza das raças que circulam pela capital paranaense: indígenas, brancos, negros, amarelos, ou pardos. Participaram do ensaio Adriano Carvalhaes, Cássia Gomes, Adegmar Silva "Candiero", Evangivaldo Santos, Geisa Costa, Gilberto Fernandes, Gilmar Rodrigues, Gustavo Fontes, Inês Drumond, Katia Drumond, Luiz Henrique Fontes, Marcel Szymanski, Márcio Marins, Michele Mara, Perna RD, Ricardo Verocai, Ronald Pinnheiro, Leticia Leobet, Val Andrade e Poeta Batista de Pillar. O ensaio foi registrado pelo fotógrafo Cido Marques.

"Foi delicioso encontrar estes artistas todos no ensaio. E mesmo os que não estavam lá estavam devidamente representados e em nossa memória: Mãe Orminda, Gogó de Ouro, Macarrão, o dançarino Sombra, Ciro Moraes, Geraldo Magela, Binho, Saul Trumpet, Simone Magalhães, entre muitos outros", conta a musicista e atriz Katia Drummond. "Alguns que estavam passando e não sabiam da ação, chegaram de surpresa e entraram na foto! Foi divertido e fortalecedor estarmos juntos criando esse coletivo de belas imagens de fazedores de arte e cultura", completou.

História

Em 21 de março de 1960, na cidade de Shaperville, próximo a Joanesburgo, capital da África do Sul, cerca de 20 mil negros protestavam pacificamente contra a lei do passe, que os obrigava a portar uma caderneta de identificação especificando os locais por onde eles podiam circular. O protesto foi reprimido com violência pelo exército sul-africano. 69 pessoas foram mortas e mais de 180 ficaram feridas. Esse episódio ficou conhecido como o “Massacre de Shaperville”, e em memória ao acontecido a ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

VEJA A GALERIA COMPLETA CLICANDO AQUI.

Autor: Cássia Gomes, especial para o site da FCC

Compartilhe:

imprimir voltar