13.03.2015Comunidade do bairro Santa Quitéria terá Sarau Popular neste fim de semana

A comunidade Portelinha, localizada no bairro Santa Quitéria, , está organizando, em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba e a ONG A Casa é Sua, uma edição do Sarau Popular. Poetas, violeiros, contadores de histórias, dançarinos e outros artistas estarão, a partir das 15h do próximo domingo (15), no Clube de Mães Don Orione, interagindo com os talentos da comunidade.

O Sarau Popular é um evento cultural em que as pessoas se encontram para se expressar e se manifestar artisticamente. Desde o ano passado, a Fundação Cultural tem produzido Saraus Populares nas regionais, conquistando um público composto por crianças, jovens, adultos e idosos que seguem acompanhando as edições pelos bairros. Os encontros informais têm se transformado em uma festa cultural, onde escritores e poetas independentes dividem o espaço com performances de circo, exposições de arte, danças de vários estilos (street dance, funk, dança cigana e de salão) e shows musicais de rap, pop, MPB, punk, gospel, sertanejo, caipira e instrumental.

A iniciativa é da Fundação Cultural com vários artistas, mas a intenção é que os saraus populares se expandam de forma espontânea em vários pontos da cidade. “O objetivo é deixar uma semente plantada nessas comunidades, para que os seus talentos se encontrem, se conheçam e passem a promover os seus próprios saraus”, diz o poeta Luiz Carlos Brizola, que é um dos coordenadores do evento pela FCC.

Cléa Margarida Salvador, coordenadora do Clube de Mães Don Orione, está chamando as pessoas da região para participar. “Vai ser uma boa oportunidade para descobrirmos os nossos artistas”, acredita Cléa. Para a coordenadora do Clube de Mães, o Sarau Popular servirá também para mudar a imagem da Portelinha, tida como um local inseguro. “Graças a ações como essa estamos conseguindo mostrar que a comunidade é tranqüila, tem gente trabalhadora, e também produz arte e cultura”, diz.

Sarau Popular na Comunidade Portelinha – Bairro Santa Quitéria
Local: Clube de Mães Don Orione – Rua Rezala Simão, 382