04.03.2015Conselho analisa proposta da FCC sobre a V Conferência Municipal de Cultura

Os membros do Conselho Municipal de Cultura estiveram reunidos na noite de terça-feira (3) e receberam a proposta da Fundação Cultural de Curitiba para o formato da V Conferência Municipal de Cultura e a minuta do Plano Municipal de Cultura. Os conselheiros, representantes dos segmentos artísticos, das regionais e do poder público, vão analisar os documentos e apresentar suas sugestões no próximo dia 17, em reunião extraordinária do Conselho.

A Fundação Cultural propõe que a V Conferência, destinada à discussão do Plano Municipal de Cultura (com diretrizes, objetivos, estratégias e ações para um prazo de dez anos), seja realizada em duas etapas, sendo a primeira em novembro de 2015 e segunda em abril de 2016. Além disso, a Fundação Cultural também propõe várias ações preparatórias ao longo deste ano, envolvendo sensibilização e mobilização dos atores sociais, a elaboração de um diagnóstico da cultura na cidade e a realização de conferências regionais, setoriais e livres.

“Este caminho será feito com muitas reuniões dos fóruns e seminários para aprofundar os debates para construirmos um plano municipal à altura de nossas necessidades e de nossas expectativas”, explicou Elton Barz, assessor de Políticas Culturais da FCC. Para Barz, esse processo também reforça as atribuições do Conselho Municipal de Cultura, colocando-o no centro das definições da política cultural do município.