24.05.2016Palacete Wolf recebe oficina de vocalização do texto literário com Flávio Stein

Durante o mês de junho, o Palacete Wolf  recebe o mestre em letras Flávio Stein para uma oficina que através de exercícios práticos de leitura em voz alta, pretende entender as relações entre palavra escrita e sua performance vocal. Dirigida para mediadores de leitura e interessados em projetos de estímulo à leitura, bem como na literatura em geral, a atividade contempla teoria e prática com experimentação imediata de narrativas curtas, da audição de exemplos gravados, do estudo de material teórico específico e da história da leitura em voz alta ao longo dos séculos.

Flávio Stein

É graduado em Letras, Bacharelado Português / Alemão, com ênfase em Estudos Literários e mestre pelo curso de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná com dissertação centrada em processos de leitura. Formado em música pelo Conservatório Musical Brooklin Paulista (SP), atua nas áreas de Música, Teatro e Ópera como diretor musical, teatral e dramaturgista tendo participado de mais de 40 espetáculos no Brasil e na Europa, onde viveu durante 6 anos na Alemanha.

Nos últimos anos tem se dedicado a estudos sobre processos de leitura e vocalização do texto literário, e a realização de projetos de estímulo à leitura através, como por exemplo, de leituras públicas na Caixa Cultural como curador e leitor: Brasis: Leituras Plurais / 2009; XX Narrativas do Século XX/ 2010 e entreMundos: mundo da leitura, leitura do mundo / 2011.

Atua como orientador de laboratórios dedicados à formação de mediadores de leitura e como mediador em Ciclos de Rodas de Leitura em editais públicos da Fundação Cultural de Curitiba, através do programa “Curitiba Lê”, tendo realizado mais de 500 rodas de leitura através dos seguintes projetos entre 2010 e 2014: Laborintus: a leitura de cada um; Conto Contos Ponto: leituras breves para ler o mundo; Leituras do cotidiano: alteridade em terras de língua portuguesa e Mapa Mundi: a literatura como exploração. Desde novembro de 2014 apresenta na Rádio Lúmen FM o programa diário Leitura Viva dedicado à leitura de obras literárias em prosa.

Serviço:
A Voz Mediadora - oficina sobre a vocalização do texto literário com Flávio Stein
Local:
Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7

Turmas para cada período:
Manhã:  terça-feira das 9 às 12h [dias 07, 14, 21 e 28 de junho]
Tarde:  quinta-feira das 14 às 17h [dias 09, 16, 23 e 3 de junho]
Noite:  segunda-feira das 19 às 22h [dias 06, 13, 20 e 27 de junho]
Será emitido certificado de participação.

Valor
: 4 encontros / R$ 220,00
Inscrições: poeticas@gmail.com
É preciso enviar um breve currículo e  escolher a turma desejada