30.05.2016Mostra de Cinema Mexicano entra em cartaz na Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba, em parceria com o Centro Cultural da Espanha, exibe a partir da próxima sexta-feira (3), com entrada gratuita, a Mostra de Cinema Mexicano. Em cartaz até domingo (5), o ciclo reúne filmes dirigidos por Alejandro González Iñárritu, Carlos Cuarón e Michel Franco.

Para a curadora da mostra Rafaela Marengo, diretora acadêmica do Centro Cultural da Espanha, não há mais como ignorar o cinema mexicano. Ao longo da história, diversos mexicanos ficaram famosos no mundo do cinema, mas eles estão cada vez mais presentes e mais poderosos.

"Se antigamente havia Anthony Quinn, Cantinflas e Buñuel, hoje não faltam, entre atores, Gael García Bernal, Salma Hayek e Demián Bichir; ou entre diretores, os três amigos Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro e Alejandro González Iñárritu; ou entre diretores de outras funções, o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, por exemplo, vencedor de dois Oscars", lembra Rafaela.

Filmes:
Dia 3 de junho, às 19h
DEPOIS DE LÚCIA (Después de Lúcia, 2012, legendado em português, 103’)
Después de Lúcia narra a história de Roberto (Gonzalo Vega Jr.) que após a morte de sua esposa tem a relação com sua filha Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais. Direção: Michel Franco
Classificação: 16 anos

Dia 4 de junho, às 19h
BIUTIFUL (Biutiful, 2010, legendado em português, 138’)
Uxbal (Javier Bardem) coordena vários negócios ilícitos, que incluem a venda de produtos nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições precárias. Além disto, ele possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo. Uxbal precisa conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe deles, Marambra (Maricel Álvarez), é instável. Até que, após sentir fortes dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida. Direção Alejandro González Iñárritu
Classificação: 16 anos

Dia 5 de junho, às 19h
RUDO E CURSI (Rudo Y Cursi, 2008, legendado em português, 104’)
Rudo e Cursi narra a história de Beto (Diego Luna) e Tato (Gael García), irmãos que largam a vida de camponeses para tentar a sorte nos campos de futebol, apesar do sonho fraterno de construir uma casa para a mãe. Os dois vivem em disputa, dentro e fora do campo, numa relação de amor e ódio. O sucesso vem quando um olheiro descobre seus talentos. Tato, que sonha ser um jogador famoso, muda-se para a cidade e se torna a estrela de futebol do Deportivo Amaranto, e passa a ser chamado de “Cursi”. Beto, que recebe o apelido de “Rudo”, se sente traído, mas logo acaba como goleiro. Direção: Carlos Cuarón