02.06.2016Alunos da oficina "Ensinando Circo Para a Vida" se apresentam no Circo da Cidade

O Circo da Cidade – Lona Zé Priguiça recebe no próximo domingo (5), às 16h, apresentações gratuitas dos alunos das oficinas circenses desenvolvidas pelo Projeto "Ensinando Circo Para a Vida". Desde fevereiro, 50 alunos, de 5 a 18 anos, participaram das aulas ministradas pela Cia Coutinho e Gabardo. O espetáculo contará com números de trapézio, tecido acrobático, lira, monociclo, malabarismo, acrobacias de solo, pernas de pau, rola-rola e esquetes cômicos.

O projeto foi viabilizado pelo Fundo Municipal da Cultura através do Edital Livre 2015, na categoria circo, do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Uma nova apresentação esta prevista para o dia 19 de junho (domingo), também às 16h, com entrada gratuita.

Alexandre Tosin Gabardo, um dos professores da oficina, conta que a companhia começou a trabalhar com editais de apresentação e como contrapartida davam aulas para a comunidade. “Nós gostamos disso, os alunos tem uma recepção muito boa. Então decidimos participar do edital específico de aulas”, explica.

Milena de Souza Martins, de 17 anos, pratica malabarismo e um pouco de acrobacia área e equilíbrio. Para ela, o circo é como uma família, um universo mágico, maravilhoso e que te encanta. Ela começou as oficinas para fazer um exercício físico e achou o circo a opção mais interessante. “Eu me apaixonei desde a primeira vez que pisei aqui e nunca mais fui embora”, disse.

Matias Donoso, um dos três professores da oficina, acredita que o circo independente, social e profissional fortalece a modalidade. Para ele o aspecto que mais atrai as crianças é que o circo parece um fazer impossível, mas por meio das aulas elas conseguem se superar e realizar as atividades. “Isso é transformador e se levarmos isso para a vida, elas aprendem a acreditar e persistir naquilo que querem buscar”, afirma.

Luana Gabrieli Eleutério dos Santos, de 17 anos, participa das aulas há 5 anos e pratica todas as modalidades, mas seu foco é na área do tecido acrobático e malabarismo. “Aqui é o lugar aonde eu fujo da minha vida e da minha rotina. Eu sou apaixonada por isso aqui e não largo, é como se fosse minha casa”, conta.

Aires Coutinho, professor da oficina e um dos criadores da companhia, acredita que o circo é uma ferramenta de transformação. “O objetivo do projeto não é criar artistas, mas sim cidadãos. É um projeto social que visa o respeito ao amigo e as responsabilidades e desenvolvimento de aspectos como valências físicas e motoras, concentração, força e agilidade”, avalia.

Vitória Gomes, de 14 anos, faz malabarismo com argolas e bolas, lira e contorcionismo. Ela já tinha participado do projeto anteriormente, mas parou por 2 anos e decidiu voltar. “Aqui é meu lugar, é onde eu me encontrei”, conclui. Para Vitória o projeto é sua segunda família. “Os professores têm uma paixão muito grande pelo circo e pela gente. Eles alegram nossos dias e fazem de tudo para ver a gente bem. Você pode ter mil problemas lá fora, mas você esquece quando chega aqui”, finaliza.

SERVIÇO:
Mostra do Aprendizado "Ensinando Circo Para a Vida".
Datas: 5 de junho, domingo, e 19 de junho de 2016, domingo.
Local: Circo da Cidade – Lona Zé Priguiça
Endereço: Rua Benedicto Siqueira Branco S/N – Alto Boqueirão