20.05.2016Aulas de percussão reúnem jovens de famílias de reassentamento

Crianças e adolescentes moradoras do conjunto habitacional Residencial Pinheiros, no bairro Santa Cândida, estão trocando tardes ociosas por aulas de música. A ação, iniciada na metade de abril, está beneficiando mais de 30 crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, com aulas semanais de percussão. O projeto da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em parceria com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) terá duração de três meses.

Kevin Hein, que é o aluno mais novo da turma com apenas 11 anos, tem se dedicado às aulas e conta com orgulho o que já descobriu. “Já aprendi sobre alguns instrumentos. Sei o que faz e pra que serve um pouco de cada um, ainda tem bastante pra aprender, mas toda aula o professor ensina alguma coisa legal”, diz o garoto, após ter conhecido o repique, o tantan e por último o pandeiro.

Para o professor e percussionista Caio Guimarães, ministrar aulas para jovens vai além de aprendizado. “Trabalho com pessoas de diferentes idades, mas acredito que lidar com adolescentes é uma forma mais eficiente de alcançar a inclusão social e cultural”, conta. A iniciativa faz parte do projeto Orquestra Onirê, da Fundação Cultural, e deve passar por todas as regionais da cidade.

A jovem Paola Cristina da Rocha, de 17 anos, afirma que aprender algo novo é muito mais interessante do que passar as tardes em casa ou na rua. “Se eu ficasse dentro de casa eu ia ficar vendo novela e nem sempre tem alguma coisa legal pra fazer na rua, por isso prefiro vir pra cá que é bem melhor, pelo menos estou conhecendo algo legal”, revela a jovem que, assim como os demais, gosta de gêneros musicais como funk e rap.

O conjunto

O Residencial Pinheiros, composto por 127 unidades habitacionais, foi entregue em julho de 2015 para famílias que foram reassentadas das vilas Parolin e Três Pinheiros, no Butiatuvinha. O conjunto conta com uma síndica e quatro conselheiros. De acordo com Valéria Teles dos Santos, 22 anos, que é uma das conselheiras, as aulas têm agradado a todos os moradores. “É muito bom para os jovens terem com o que se ocupar, é um bom incentivo. Pelo menos com as aulas, eles não ficam na rua, o que agrada todos os moradores”, confessa. Ela ressalta que o espaço onde as aulas estão sendo aplicadas também agrada. “Com as aulas no salão de festas do empreendimento, os pais ficam mais tranquilos por causa da segurança do local”, explica.

Autor: SMCS

Fonte: SMCS