17.05.2016Playing for Change apresenta “Tributo a Ibrahim Ferrer”

O Instituto Playing for Change (PFC) realiza no dia 2 de junho (quinta-feira), às 20h, na Ópera de Arame, seu segundo show beneficente em Curitiba com o objetivo de levantar recursos para a Escola de Música PFC que a entidade mantém na cidade. O show “Tributo a Ibrahim Ferrer” será uma homenagem ao artista cubano, ex-integrante do Buena Vista Social Club, que morreu em agosto de 2005. O espetáculo será feito pela Família Ferrer, banda comandada por Ibrahim Jr, que relembra as músicas e anedotas que marcaram a carreira de seu pai. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Além da Família Ferrer e da Playing for Change Band, o show contará com a participação da Banda Djambi, que fará a abertura do evento. Ao todo, serão 15 músicos de Cuba, Congo, Suriname, África do Sul, Venezuela, Estados Unidos, Jamaica, Japão, Zimbabwe, Argentina e Brasil reunidos no palco, para deleite do público curitibano.

O Instituto Playing for Change é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo criar e manter escolas de arte em comunidades carentes do mundo inteiro. O projeto chegou ao Brasil em 2014, com a apresentação da Playing For Change Band, na Ópera de Arame, com mais de 1,6 mil pessoas, e a organização do maior Playing For Change Day realizado no mundo, com 100 apresentações artísticas, que mobilizaram mais de 150 músicos e 100 horas de diversos estilos musicais. Na época, foram arrecadados mais de R$ 100 mil, o que viabilizou a criação da primeira escola Playing for Change no Brasil.

A partir desses eventos, Curitiba foi escolhida como sede oficial da Fundação Playing For Change (PFC) no Brasil, único órgão filiado à PFC Foundation fora dos Estados Unidos, e construiu a décima escola PFC no mundo e a primeira na América Latina, localizada no bairro Cajuru. Atualmente, a escola atende a 50 crianças, de segunda a quinta-feira, com aulas de musicalização, canto, ritmo (percussão), dança e inglês, nos períodos da manhã e tarde. Oito profissionais ministram as aulas na escola e são remunerados por meio dos recursos captados em eventos. Neste ano, os organizadores esperam, mais uma vez, lotar a teatro e arrecadar recursos suficientes para ampliar o atendimento da escola dos atuais 50 para 120 alunos.

A missão de PFC é produzir uma mudança positiva através da música e da educação artística. Hoje, a entidade possui outras 11 escolas em países da África e Ásia, como Tailândia, África do Sul, Gana, Nepal, Mali, Ruanda e Bangladesh, além da Argentina, atendendo a mais de 1.200 crianças. Além de ampliar o atendimento da escola em Curitiba para 120 crianças, a meta do instituto no Brasil é de construir novas escolas em outras comunidades carentes do país.

Playing for Change Band apresenta Tributo a Ibrahim Ferrer
Data: 2 de Junho, quinta-feira.
Local: Ópera de Arame
Horário: Abertura dos portões às 19h. Início dos shows às 20h.
Valores:
Plateia: R$ 150 (inteira) / R$ 75 (meia)
Área VIP: R$ 200 (inteira) / R$ 100 (meia)
Ingressos à venda no Disk Ingressos (quiosques e sitediskingressos.com.br), Bar +55, Swimex e Café da Ópera de Arame.