06.05.2016Gibiteca e Museu da Fotografia ganham mais espaço no Solar do Barão

Uma nova proposta de ocupação do Solar do Barão vai garantir espaços mais adequados para a Gibiteca e para o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. A partir do próxima semana, a Gibiteca ocupará o Solar da Baronesa, um dos prédios que compõem o conjunto arquitetônico e que atualmente abriga o Museu da Fotografia. O museu, por sua vez, passará a funcionar em outra edificação, o Bloco C, hoje destinado a atividades do Portal do Futuro Matriz, que nesse remanejamento será transferido para o espaço deixado pela Gibiteca.

A mudança é benéfica para as três linguagens artísticas que têm seus espaços no complexo cultural do Solar do Barão: fotografia, gravura e ilustração. Cada uma dessas linguagens conta com áreas expositivas, de ateliês e para guarda de acervos, além da Sala Scabi, um dos auditórios mais antigos e importantes da Fundação Cultural de Curitiba.

A transferência da Gibiteca atende a uma reivindicação da classe dos ilustradores, que em várias reuniões com a Fundação Cultural de Curitiba e nas conferências municipais vinham requisitando um espaço maior para as suas atividades. Em sua nova casa, a Gibiteca terá uma sala ampla para cursos e palestras, uma sala de exposições, área para guarda do acervo de 25 mil gibis, inclusive um espaço exclusivo para o acervo de raridades, além de uma “incubadora” – como os artistas que freqüentam a Gibiteca estão chamando o espaço de produção onde poderão se reunir para produzir e trocar experiências sobre seus trabalhos.

A Gibiteca, na verdade, ao longo de sua história de mais de 30 anos, já havia ocupado por um período esse mesmo prédio. “Todo mundo está entusiasmado. O pessoal mais antigo ainda se lembra e acredita que vai ser muito bom retornar para esse lugar”, diz o novo coordenador Fúlvio Pacheco. A reabertura da Gibiteca está marcada para o dia 9 de maio. Uma programação especial está sendo preparada para o evento, que deve atrair uma legião de amantes das artes gráficas, entre eles ilustradores, cartunistas, o pessoal dos quadrinhos, dos games e da tatuagem.

Contemporâneo – O Museu da Fotografia ganhará salas com padrão expositivo mais contemporâneo e adequado às mostras de fotografias. O museu passa a contar com três salas de exposições. Novas exposições serão abertas em maio, já no novo espaço.

O museu foi criado em 2001 e, conforme o decreto nº 1019/01, sua sede é o Solar do Barão, em área e local definidos pela Fundação Cultural de Curitiba. Desde então cumpre seu objetivo, entre outros, de guardar e preservar o acervo de obras fotográficas, e promover exposições visando o desenvolvimento e o conhecimento da área de fotografia e suas diversas técnicas.

Ao ocupar o lugar deixado pela Gibiteca, o Portal do Futuro também terá uma área ampla para os cursos e oficinas dirigidos ao público jovem. Atualmente são ofertadas oficinas de inglês, espanhol, violão, desenho, além de sessão de pilates e cursos temporários. O Portal do Futuro é gerenciado de forma compartilhada entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
 

Programação GIBITECA DE CURITIBA


9 de maio
Gibiteca de Curitiba na Casa da Baronesa (Solar do Barão)
Horário: 19h
- Lançamento da GIBICON com os curadores do evento: Rafael Coutinho (SP), Heitor Pitombo(RJ), Esse Lobo(RS), Luciana Falcon (RJ), Mitie, André Caliman, Ibrahim Roberson e Antônio Eder (Curitiba).

- Abertura da exposição RETROSPECTIVA DOS QUADRINISTAS ESTRANGEIROS NA GIBICON (na Sala Nilson Miller – 1º andar)

- Participação dos desenhistas do URBAN SKETCHERS desenhando o evento e a nova Gibiteca de Curitiba.

9 a 13 de maio
SEMANA CULTURAL – EDUCULTURA
Visita mediada à exposição “A Fabulosa Galeria dos Personagens dos Quadrinhos de Curitiba” e Oficina de Quadrinhos com Fúlvio Pacheco.
Datas e horários: 9, 11 e 13 de maio, às 10h e 10 e 12 de maio às 15h
Público: Profissionais da SME e FCC

13 de maio
BATE-PAPO SOBRE DIREITOS AUTORAIS: Registro de personagens, Lei do Direito Autoral, contratos, plágio e cases
Horário: 19h
Convidados: Alexandre Pesserl (especialista em direito autoral, do grupo de estudos em Direito Autoral e Informação da UFSC/GEDAI); Márcia Széliga (autora e ilustradora de vários livros em literatura infanto/juvenil), Josefina Palazzo Ayres (responsável pela Divisão de Documentação Paranaense da Biblioteca Pública do Paraná) e Marcelo Marques Lopes

14 de maio
Lançamento da Revista em Quadrinhos "O PLANTA" de Gustavo Ravaglio
Horário: 19h

16 de maio a 10 de julho
Exposição: "URBAN SKETCHERS desenham A GIBITECA DE CURITIBA"
Abertura: dia 16, 19h

20 de maio a 10 de julho
Exposição e inauguração da placa na sala de exposições "NILSON MILLER" (1º andar)
Abertura: dia 20, 19h

27 de maio
WORKSHOP DE ANATOMIA COM MODELO VIVO COM MARCELO LOPES e FULVIO PACHECO
Horário: 19h

 

Programação MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA:

Até 8 de maio

Exposição de fotografias analógicas do COLETIVO MEDUSA

Exposição PHOTÓGRAFAS DE CURYTIBA

19 de maio a 17 de julho

Exposição OS ARQUÉTIPOS DE SÔNIA LYRA, com curadoria de Alberto Melo Viana
Abertura: dia 19, às 19h
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar