26.04.2016Inscrições abertas para o processo seletivo do Núcleo de Crítica de Cinema

Com o apoio do Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba, a Tambor Multiartes criou o Núcleo de Crítica de Cinema: um espaço organizado e continuado, com um grupo fixo de críticos e aprendizes, que se reunirão regularmente para discutir filmes, roteiros, filmografias e os próprios textos que serão escritos.

As inscrições para o processo seletivo da primeira edição do projeto ficam abertas até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 2 de maio. Resultado da seleção será divulgado no dia 20 de maio e os encontros começam no dia 25 de maio de 2016. (Edital, ficha de inscrição e informações, aqui.)

Dividido em 10 encontros ao longo do ano, a primeira edição deste Núcleo terá a orientação geral e acompanhamento do crítico de cinema e pesquisador Luiz Carlos Oliveira Jr, e a participação dos críticos Sérgio Alpendre, Francis Vogner dos Reis e Luís Alberto Rocha Melo.

Serão selecionados 20 participantes fixos, que terão acesso irrestrito a todas as atividades desenvolvidas, que visam à formação e aperfeiçoamento do olhar crítico, à ampliação do repertório conceitual dos participantes e à orientação daqueles que – independentemente de já possuírem alguma experiência prática – estiverem interessados na iniciação ou na continuidade da atividade de crítica cinematográfica.

Os encontros terão caráter ao mesmo tempo teórico e laboratorial. De um lado, promoverão a apresentação e discussão aprofundadas das principais linhas de força que constituem a história das ideias que vêm sendo debatidas e problematizadas pela crítica de cinema ao longo das últimas décadas; do outro, investirão na capacitação intelectual e técnica dos participantes mediante a elaboração experimental de textos críticos, sob a supervisão do orientador geral do Núcleo.

O NCC ocorrerá sempre às quartas-feiras, das 19h as 23h, no Sesi Paraná – Sala Multiartes (Av Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
Datas previstas (pode sofrer alterações):
– 25 de maio;
– 08 e 22 de junho;
– 13* e 27 de julho;
– 17* e 31 de agosto;
– 14* e 28 de setembro;
– 19 de outubro.
* conversas abertas com convidados

Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro ‘A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo’ (Papirus, 2013). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação do Prof. Dr. Ismail Xavier. Já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Interlúdio, Paisà e Foco e para o Guia Folha – Livros, Discos e Filmes. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, CineSESC, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas. Foi editor da revista eletrônica Contracampo.