29.04.2016Curitiba recebe em maio a reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

Curitiba será sede, de 10 a 13 de maio, da 244ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Os membros do colegiado estarão reunidos, pela primeira vez na capital paranaense, para analisar projetos culturais de todo o país que se candidataram à autorização para captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet. A 244ª CNIC terá uma programação extensa, com eventos paralelos organizados pela Fundação Cultural de Curitiba.

Com uma agenda mensal de reuniões que se revezam, desde 2011, entre a capital federal e encontros itinerantes em diferentes regiões do país, a CNIC já percorreu 25 cidades de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em 2016, o encontro foi realizado em Parnaíba, representando o Nordeste do Brasil. Depois de Curitiba, mais três cidades de outras regiões receberão a Comissão este ano.

Em Curitiba, a reunião para análise dos projetos culturais será realizada na Universidade Católica do Paraná. Participam os 21 membros da comissão, formada por representantes dos setores artísticos, da sociedade civil e do poder público, oriundos das cinco regiões brasileiras. Eles representam as áreas das artes cênicas, do audiovisual, da música, das artes visuais, do patrimônio cultural, de humanidades e do empresariado nacional.

Membro da CNIC, representante da área de música, indicada pelo Instituto Pensarte (SP), Janete Andrade, que é coordenadora de Música da Fundação Cultural de Curitiba, ressalta a importância da cidade receber a Comissão Nacional. “Durante três dias Curitiba será uma extensão do Ministério da Cultura. O cidadão curitibano, portanto, estará no centro da discussão nacional de temas importantíssimos da área cultural”, avalia.

Segundo Janete, Curitiba era a única capital que ainda não havia recebido a itinerância da CNIC, daí todo o esforço que foi feito pela Fundação Cultural para que a cidade não ficasse fora desse roteiro. “Será uma oportunidade dos cidadãos conhecerem melhor essas ferramentas de incentivo à arte e à cultura, que muitas vezes parecem tão distantes”, diz. Ela conta que há também grande expectativa por parte do MinC sobre os debates que ocorrerão com os artistas, produtores e empreendedores curitibanos.

Agenda ampla – Em Curitiba, a reunião da CNIC se estenderá para outros eventos paralelos. Nesses dias será realizado também o “IX Fórum de Fomento à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura” e o “Encontro com os Empresários e Contadores”, promovidos pelo Ministério da Cultura. Por iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, serão realizados também a “Roda de Conversa com Produtores de Cultura Afro-brasileira de Curitiba e Região Metropolitana”, o “Encontro Nacional de Gestores Municipais de Fomento e Incentivo à Cultura” e o “Encontro de Procuradores e Assessores Jurídicos de Órgãos Públicos de Cultura”.

A Fundação Cultural receberá gestores municipais de todo o país no encontro agendado para o dia 13 de maio, na Sala Scabi do Solar do Barão. O objetivo é incentivar a troca de experiências sobre modelos de gestão que facilitem o acesso aos instrumentos de fomento à cultura. O encontro contará com a presença do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Carlos Paiva.

Em parceira com a Fundação Palmares, a FCC também organizará uma roda de conversa com produtores e artistas da cultura afro-brasileira, com o objetivo de promover a troca de ideias, estabelecer parcerias e fortalecer o relacionamento dos produtores locais com as políticas nacionais neste setor. A Fundação Palmares é uma instituição pública, vinculada ao Ministério da Cultura, voltada à promoção, preservação e valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras. Esta roda de conversa será realizada no dia 12 de maio, no Teatro do Paiol.

O IX Fórum de Fomento à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura faz parte da programação preparada pelo Ministério da Cultura. Diversas atividades de interesse do produtor cultural compõem o evento, que acontece nos dias 11 e 12, no auditório Tristão de Ataíde, da PUCPR. Houve grande procura e as inscrições para esse evento já estão encerradas.

Confira a programação completa da 244ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura:

10 de maio
9h às 18h – Reunião da CNIC – Análise de projetos culturais

11 de maio
9h às 16h – Reunião da CNIC – Análise de projetos culturais

8h30 às 11h – Encontro com Empresários e Contadores
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural

9h às 16h – IX Fórum de Fomento à Cultura (atendimento ao proponente)
Local: Laboratório – Bloco Amarelo – 2º andar – PUCPR

14h às 19h – IX Fórum de Fomento à Cultura
Abertura oficial com palestra do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Carlos Paiva
Local: Teatro Tristão de Ataíde – PUCPR