30.03.2016Campanha incentiva doações de livros para as Casas de Leitura e Tubotecas

Começa nesta sexta-feira (01) a Campanha de Doações de Livros para Casas de Leitura e Tubotecas de Curitiba, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. A campanha tem duração até o dia 30 de abril e os livros arrecadados serão destinados ao Curitiba Lê. O programa completa seis anos de atividades em abril e é formado por um conjunto de ações que visa aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

Os participantes que contribuírem com a campanha estarão cooperando para ampliar e atualizar o acervo das Casas de Leitura e Tubotecas e também incentivar a prática da leitura nas comunidades da cidade.

Mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba, funcionam, atualmente, 13 Casas de Leitura em diversos pontos da cidade. As Tubotecas estão instaladas em dez estações-tubos: quatro na Praça Rui Barbosa, duas na Estação Central, duas na Estação Marechal Floriano (Linha Verde) e duas na Praça Carlos Gomes.

A campanha é uma iniciativa do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. É uma ação de contrapartida social dos atletas e paratletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, mas a participação é aberta à população.

Durante todo o mês de abril, treze locais estarão recebendo doações (veja endereços abaixo) de livros novos e usados, principalmente obras infanto-juvenis, com exceção de livros didáticos, apostilas, revistas e enciclopédias.

Tubotecas

Em seu terceiro ano de funcionamento, as Tubotecas contabilizaram 241 mil livros arrecadados e continuam cumprindo seu objetivo de mobilizar empresas e sociedade para a promover a circulação de livros e o incentivo à leitura. Além de garantir um acervo sempre renovado, as doações de livros também ajudam a abastecer mais de 40 instituições em Curitiba e na região metropolitana. Desde 2013, foram 145.662 livros colocados nas Tubotecas e mais de 40 mil obras repassadas para bibliotecas comunitárias, ONGS, associações de moradores, escolas, hospitais e penitenciárias.

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Urbanização de Curitiba (Urbs), o projeto Tuboteca é constituído de minibibliotecas instaladas em estações-tubo da cidade. Nelas, o usuário do transporte público empresta a obra de seu interesse e pode devolvê-la em qualquer uma das Tubotecas da cidade.

Em janeiro deste ano, o projeto Tuboteca foi premiado no iF Design Award 2016, um dos mais conceituados prêmios de design do mundo, concedido pelo International Forum Design, instituição sediada desde 1953 em Hanover, na Alemanha.

Locais de entrega das doações:

Bondinho da Leitura, Rua XV de Novembro, s/nº – Centro – Fone: 3321-3370

Casa da Leitura Augusto Stresser, Centro de Criatividade de Curitiba – Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço – Fone: 3254-6802

Casa da Leitura Dario Vellozo, Praça Garibaldi, 7 – Centro – Fone: 3321-3268

Casa da Leitura Jamil Snege, Rua da Cidadania da Fazendinha – Rua Carlos Klentz, s/nº – Fone: 3350-3973

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, Rua Batista Ganz, 453 – Parque Barigüi – Fone: 3240-1101

Casa da Leitura Maria Nicolas, Rua da Cidadania de Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardim, 213 – Fone: 3374-5017

Casa da Leitura Nair de Macedo, Rua da Capitania, 57 – Guabirotuba – Fone: 3296-3312

Casa da Leitura Osman Lins, Rua da Cidadania do Pinheirinho – Av. Winston Churchil, s/nº – Fone: 3313-5422

Casa da Leitura Paulo Leminski, Rua Padre Gaston, s/n° – Cidade Industrial – Fone: 3212-1402

Casa da Leitura Walmor Marcelino, Rua Lupianópolis, 12 – Vila Tecnológica – Bairro Novo – Fone: 3298-6319

Casa da Leitura Wilson Bueno, Av. República Argentina, 3430 – Portão – Fone: 3345-6311