08.03.2016Ensaio fotográfico presta homenagem às mulheres curitibanas

Bom dia, Curitiba.

Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, temos muito a comemorar, mas temos muito ainda a superar. Desafios que se apresentam cotidianamente, mas se mostram superáveis na medida em que todas, indistintamente, têm a clareza de que é pela nossa força, organização, mobilização e determinação que construiremos e deixaremos o legado de uma sociedade que respeite as diferenças, livre de violências, mais solidária, igualitária e socialmente mais justa.

Desejamos que esse 8 de Março todas as curitibanas se sintam empoderadas e fazendo parte da construção das políticas públicas voltadas às mulheres e desencadeadas pela Secretaria Municipal da Mulher.

A Secretaria completa 4 anos de existência. Quatro anos de comprometimento efetivo do governo municipal com a defesa,consolidação e ampliação dos direitos para as mulheres. Este comprometimento da gestão municipal tem gerado políticas públicas que avançam por exemplo no cuidado, na segurança e no atendimento humanizado das mulheres vítimas de violência, como é o caso da Patrulha Maria da Penha de Curitiba, criado em Março de 2014.

Ações como esta e outras políticas instituídas através das áreas da Cultura, Assistência Social, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Pessoa com Deficiência, Direitos Humanos entre outras são fundamentais pelo fato de que é no município onde afinal, tudo acontece na vida das pessoas, e como as mulheres representam hoje mais da metade da população, as políticas públicas voltadas a elas, ganham peso, materialidade e importância excepcional conferindo a todas dignidade, cidadania e respeito.

Texto: Roseli Isidoro – Secretária Municipal da Mulher
Fotos: Alice Rodrigues
Publicação: Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba
Apoio: Assessoria Direitos Humanos e Étnico Racial, Secretaria da Mulher, FAS, Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde