04.02.2016 Curitiba tem diferentes opções de programas culturais durante o Carnaval

A Fundação Cultural de Curitiba mantém abertos vários dos seus espaços e oferece uma programação diversificada para a população e visitantes da cidade durante o período de carnaval. Exposições, teatro infantil, cinema e até casas de leitura estarão abertas para receber o público.

Entre as exposições há diversas opções. Para quem aprecia fotografia, tem a mostra “Ruínas”, que reúne imagens do fotógrafo Orlando Azevedo, e a instalação fotográfica “Ondas de Luz”, de Marco Giacomelli, no Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural); as exposições “Seres de outro planeta”, de Edu Camargo, que retratou a irreverência de alguns artistas curitibanos, “Corpos” (uma coletiva de fotógrafos do Paraná) e “Jerusalém”, de Solange Benasulin, que estão em cartaz no Museu da Fotografia – Solar do Barão, e ainda as mostras “Ciganos”, de Rogério Ferrari, e as imagens da flaura e fauna brasileiras feitas pelo fotógrafo e ambientalista Luiz Claudio Marigo, que podem ser vistas no Memorial de Curitiba.

Desenhos, gravuras e pinturas também estão no circuito das artes visuais. As salas do Museu da Gravura (Solar do Barão) apresentam cinco diferentes exposições: “Retratos com café”, de Dirceu Veiga, “Chove”, de José Henrique Correa Martins, “Owad ou Insetos”, de Juliana Kudlinski, “Vindouro”, de Andréia Las, e a exposição dos vencedores do Prêmio Ibema 2015. No Museu de Arte Sacra está a mostra “Estações”, de Antonio Arney.

Outro programa é uma visita à exposição “Entre mesas e balcões: restaurantes e bares de Curitiba nas décadas de 1950 e 1960”, com imagens de bares e restaurantes que fizeram história na segunda metade do século 20, em Curitiba. A mostra está aberta na Casa Romário Martins e reúne fotografias de época de mais de 30 estabelecimentos comerciais tradicionais da cidade.

Cinema e teatro – As salas da Cinemateca e Cine Guarani mantêm as suas programações. Um dos destaques é a sessão do Cineclube, que acontece no sábado (6), às 16h, na Cinemateca, apresentando o filme “Sparrow”, do cineasta chinês Johnnie To. Apesar de pouco divulgados no circuito comercial, os filmes de Johnnie To são reverenciados nos festivais europeus. Ele tem uma extensa filmografia e é conhecido sobretudo pelos seus filmes de ação. “Sparrow” é um dos exemplos.

O Teatro Dr. Botica também estará aberto no fim de semana garantindo opções para a criançada. Sábado e domingo (6 e 7), às 13h, 15h e 17h, estará em cartaz a peça “Terezinha – História de Amor e Perigo”, cuja trama é baseada na cantiga de roda Terezinha de Jesus. Para as crianças, o Cine Guarani exibe na sessão das 16h um programa de curtas-metragens de animação.

Além disso, duas Casas da Leitura estarão abertas no sábado (6) com o seu acervo à disposição dos leitores – a Casa da Leitura Wilson Bueno, que fica no Portão Cultural, e a Casa da Leitura Augusto Stresser, no Centro de Criatividade – Parque São Lourenço. No sábado também atendem o público o Bondinho da Leitura e a Estação da Leitura do Pinheirinho.

Horários:

PORTÃO CULTURAL (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
MuMA: Aberto sábado e domingo (6 e 7), das 10h às 19h. Fecha na segunda e terça-feira (8 e 9).
Casa da Leitura Wilson Bueno: Abre no sábado (6), das 10h às 19h. Fecha os demais dias.
Cine Guarani: Abre conforme programação agendada de sábado a domingo (dias 6 e 7). Fecha de segunda a quarta-feira (8 a 10).
Centro de Arte Digital: Aberto sábado e domingo (6 e 7), das 10h às 19h. Fecha na segunda e terça-feira (8 e 9).

MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro) – Fecha na segunda-feira (8). Aberto nos demais dias (sábado, domingo e terça-feira), das 12h às 18h.

MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro) – Fecha na segunda-feira (8). Aberto nos demais dias (sábado, domingo e terça-feira), das 12h às 18h.

CINEMATECA DE CURITIBA (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco) – Abre conforme programação agendada de sábado a domingo (dias 6 e 7) e terça-feira (9). Fecha na segunda (8). Abre na quarta-feira (10), a partir das 14h.

MEMORIAL DE CURITIBA (Rua Claudino dos Santos, 79, Setor Histórico) –Aberto sábado e domingo (6 e 7), das 9h às 15h. Fechado na segunda e terça-feira (8 e 9).

MUSEU DE ARTE SACRA DE CURITIBA – MASAC (Largo da Ordem, anexo à Igreja da Ordem) – Fecha na segunda-feira (8). Aberto nos demais dias (sábado, domingo e terça-feira), das 12h às 18h.

CASA ROMÁRIO MARTINS (Largo da Ordem, Setor Histórico) – Fecha na segunda-feira (8). Aberto nos demais dias (sábado, domingo e terça-feira), das 12h às 18h.

TEATRO DE BONECOS Dr. BOTICA (Av. Sete de Setembro, 2775, Shopping Estação – Centro) – Aberto sábado e domingo (6 a 7), conforme programação agendada. Fechado nos demais dias.

ESTAÇÃO DA LEITURA DO PINHEIRINHO – (Terminal do Pinheirinho, Pinheirinho) – Abre no sábado (6), das 8h30 às 14h30. Fecha nos demais dias.

BONDINHO DA LEITURA (Rua XV de Novembro, Centro) – Abre no sábado (6), das 8h30 às 14h30. Fecha nos demais dias.

CASA DA LEITURA AUGUSTO STRESSER (Centro de Criatividade de Curitiba – R. Mateus Leme, 4.700) – Abre no sábado (6), das 10h às 16h. Fecha nos demais dias.