28.01.2016Prefeito garante recursos para realização da Oficina de Música em 2017

O prefeito Gustavo Fruet garantiu recursos para a realização da próxima Oficina de Música de Curitiba no encerramento da edição 2016 na noite quarta-feira no Teatro Guaíra. O espaço recebeu dois grandes nomes da música brasileira, Naná Vasconcelos e Yamandu Costa para o último show  da 34ª Oficina de Música de Curitiba.  A dupla apresentou composições clássicas como “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth, e “Trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos. Além desses, o público ainda aplaudiu de pé composições próprias dos músicos como ‘Selva’, ‘Berimbau’, ‘Vento aos mortos’ e ‘ Puladinho.

Segundo o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que esteve em diversos concertos durante a Oficina, houve uma evolução, com participação expressiva de professores e alunos de outros países, o que aprimorou a qualidade dos cursos e dos espetáculos, fazendo mais de 50 mil pessoas para participar diretamente dos eventos. "Isso projeta Curitiba, reafirma a identidade da área cultural, na área de produção musical e permite espaço para novos talentos. Fico muito feliz que Curitiba possa, mesmo em cenário de crise, ampliar a qualidade e a participação das pessoas na Oficina de Música de Curitiba”,  afirmou.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o evento foi um grande sucesso. "A Oficina bateu todos os recordes e os eventos receberam um grande público. Mas o mais importante é que a Oficina ganhou em qualidade", disse.

A 34ª Oficina de Música começou no dia 7 de janeiro promovendo uma série de atividades entre cursos, recitais, concertos, shows, palestras, mesas-redondas, exibição de filmes, além da Oficina Verde e da Feira Gastronômica no pátio da Capela Santa Maria, que foi uma das novidades desta edição. A programação artística teve mais de 150 eventos. A Oficina teve como sede o campus da PUC-PR, onde aconteceu a maior parte dos 112 cursos de música erudita, MPB e música e tecnologia. Este ano, a Oficina recebeu mais de 2.500 alunos e 122 professores de todas as partes do Brasil e de outros países.

Parceiros – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC