15.01.201634ª Oficina promove debates sobre rumos da música brasileira

Uma das atividades da segunda fase da 34ª Oficina de Música de Curitiba é a série de debates “Diálogos Sonoros” que, assim como as aulas inaugurais, têm o objetivo de promover o diálogo sobre os rumos da música no Brasil. Serão seis encontros no Paço da Liberdade, começando na terça-feira (19).

Serão discutidas as relações entre a música do Brasil, Portugal e Cabo Verde, com a participação de músicos do Trio Sodade; as influências da música de matriz europeia e da música africana, com a presença de Jorge Falcón; questões de formação e educação musical com Antonio Saraiva; as relações entre música e neurociência, com Tonio Luna; as perspectivas das bandas e das novas mídias, com Clemente Thadeu Nascimento; e a produção musical para trilhas sonoras, com Paulo Brandão. Os debates começam às 19h, com entrada gratuita.

Parceiros – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Diálogos Sonoros

Local: Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques
Ingresso: gratuito

19 de janeiro
Diálogos Sonoros “Conexão Brasil – Portugal – Cabo Verde”, com o Trio Sodade.
Na ocasião, o grupo Trio Sodade discorrerá sobre as relações entre a música do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde.

20 de janeiro
Diálogos Sonoros “DNA do Rock”, com Jorge Falcón.
Nessa palestra, será apresentada pesquisa realizada sobre a relação da música européia e a música de matriz africana, apontando como esse processo de sincretismo cultural gerou uma diversidade de gêneros originais, inovadores e provocadores.

21 de janeiro
Diálogos Sonoros “Escuta Aqui” , com  Antonio Saraiva.
Num momento de avassaladora oferta de música, um paradoxo: pouca escuta. Seja pelo volume de possibilidades, pela dispersão da atenção, pelo deslocamento da música para o uso de reles entretenimento, pela ausência de formação musical na educação, muito som e pouca percepção. Uma mirada para a apreciação musical, a escuta, fundamental ação da realização musical.

22 de janeiro
Diálogos Sonoros “Música, Neurociência e o Amor”, com Tonio Luna.
A música, como arte, e sua potência em tocar a alma humana. Que mudanças a música provoca em nosso sistema nervoso?

25 de janeiro
Diálogos Sonoros "Bandas novas e novas mídias", com Clemente Thadeu Nascimento.
Bate-papo sobre as novas perspectivas da música, seu caminho até chegar ao público e a relação de artistas, bandas e compositores com as novas mídias.

26 de janeiro
Diálogos Sonoros "Produção musical para trilhas sonoras", com Paulo Brandão.
Porfólio, desenvolvimento, desenho sonoro, criação, ferramentas e técnicas de produção musical para trilhas sonoras.