13.01.2016Recursos públicos e patrocínios viabilizam o Carnaval 2016

Graças ao esforço da Prefeitura em conseguir novos patrocinadores e parceiros, o Pré-Carnaval e Carnaval em Curitiba cresceram e ficaram mais abrangentes, apesar de o investimento público ter permanecido no mesmo patamar do ano anterior. O objetivo é otimizar o recurso público para garantir a realização de uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras.

Sobre o recurso para o desfile das Escolas de Samba, a Fundação Cultural de Curitiba informa que os valores foram liberados pela Secretaria Municipal de Finanças e já estão disponíveis para as agremiações. Os contratos entre FCC e os representantes das Escolas começaram a ser assinados nesta quarta-feira (13). O desfile de Carnaval acontece no dia 6 de fevereiro.

A atual gestão da FCC reconhece a luta histórica das Escolas de Samba de Curitiba para a realização do Carnaval e enfatiza que faz questão de melhorar o investimento, mesmo na atual conjuntura econômica. Com a economia feita no Pré-Carnaval através de patrocínios, a FCC conseguiu aumentar o valor repassado às Escolas: no total, para os desfiles, foram reservados R$ 394,2 mil. Em 2015 o valor tinha sido de R$ 339 mil e, em 2014, de R$ 263 mil.

Deste valor, R$ 60,4 mil são destinados a cinco escolas do Grupo Especial, R$ 30,6 mil a duas escolas do Grupo de Acesso e, ainda, R$ 24 mil para a escola iniciante deste grupo. A FCC também destinou R$ 3,5 mil a dois blocos carnavalescos, com no mínimo 50 integrantes. Já o custo de produção do desfile é de aproximadamente R$ 400 mil.

Pré-Carnaval e demais ações

Para a realização do Pré-Carnaval – composto pela saída dos blocos na Marechal Deodoro e no Sítio Cercado, pelo Carnaval Eletrônico, pelo Curitiba Rock Carnival e pelo Zombie Walk -, a Prefeitura vai investir apenas R$ 200 mil, destinados principalmente para infra-estrutura. Para completar o recurso necessário para a festa, a Prefeitura conseguiu patrocínios no valor aproximado de R$ 500 mil, que serão destinados à produção dos eventos, ao pagamento dos cachês dos artistas, segurança, e demais necessidades.

"A credibilidade construída nos últimos anos no Carnaval de Curitiba, que voltou para a Marechal e ganhou um caráter multicultural, permitiu a busca de novos parceiros e atraiu a atenção de patrocinadores, o que garante a continuidade da festa e o crescimento natural que temos acompanhado desde 2014", avalia o superintendente da FCC, Igor Cordeiro.

Segundo Cordeiro, o desafio agora é alterar a lei do Carnaval para que o desfile das Escolas de Samba se torna mais atrativa para patrocinadores. "A lei impõe algumas restrições de exploração comercial de marcas que podem ser revistas. Se alteradas, podemos otimizar o investimento da Prefeitura e melhorar o evento", diz.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

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