15.01.2016Oficina Verde também oferece atividades para crianças

A 34ª Oficina de Música de Curitiba promove até o dia 22 de janeiro, mais uma edição da “Oficina Verde”, evento que funciona como contrapartida ambiental e como inspiração para pessoas interessadas em ecologia urbana.  Todos as atividades são gratuitas e para participar é preciso fazer inscrição pelo link http://www.oficinademusica.org.br/cursos/oficina-verde/6

Para este ano, a programação foi ampliada e além de contar com mais oficinas o evento terá lançamento de livro, exibição de filme e palestra com o ambientalista Daniel Habib. A agenda da Oficina Verde aproveita o período de férias e também oferece atividades para crianças. Na quarta-feira (20), a Praça da Capela Santa Maria recebe Oficina de Microjardinagem, com Iracema Bernardes e Renê Skaraboto e na quinta-feira (21), as crianças aprenderão com o Mago Jardineiro  a reconhecer ervas aromáticas, fazer o plantio e também como cada planta pode ser utilizada.

Parceiros – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

16/01/2016 – 15h30 às 17h00 – Praça da Capela Santa Maria

Lançamento do livro "Transgênicos: a semente que Deus não criou", de Valdir Izidoro Silveira
O livro pretende mostrar o caráter deletério e mentiroso da falsa tese de que os transgênicos são bons para a saúde."

18/01/2016 – VAGAS ESGOTADAS

Oficina de Horta Urbana com o Mago Jardineiro

19/01/2016 – 15h30 às 17h30 – Cinemateca de Curitiba
Ciclo de Idéias "Cultura Sustentável", com Daniel Habib
Vivemos momentos de grandes contrastes. De um lado vemos a crescente destruição do mundo e dos modos de vida, impulsionados pelo progresso e pelo consumo de objetos cada vez menos duráveis. De outro lado, vemos a perda contínua de compreensão do papel dos cidadãos no mundo, na natureza, na sociedade.

Será possível reorganizar a nossa vida, nossos hábitos, reorientar nossos desejos? E em paralelo, devemos esperar que os outros decidam e definam por cada um de nós? Somente políticos, governantes e empresários devem desenhar o nosso futuro? Em outras palavras, quem tem o poder de criar uma cultura sustentável?

CRIANÇAS: 20 de janeiro, das 14h às 16h – Praça da Capela Santa Maria
ADULTOS: 20 de janeiro, das 16h às 18h - Praça da Capela Santa Maria
Oficina de Microjardinagem, com Iracema Bernardes e Renê Skaraboto

Esta oficina busca oferecer ao público a prática simples da microjardinagem, e através desta, uma experiência de interação e reflexão sobre o meio-ambiente, a ecologia, e princípios da sustentabilidade. Neste encontro a jardinagem é apresentada como ação lúdica, afetiva e de conscientização, sendo um dispositivo de aproximação entre homem e natureza. Além de atividade lúdica a oficina de microjardim proporcionará o contato com a terra: uma atividade sensorial que estimula o tato, o olfato e a visão. Por fim, o uso de instrumentos de jardinagem e das duas mãos, estimula a sensibilidade, o senso de estética, e desenvolve a concentração.

21/01/2016 – 14h às 17h – Praça da Capela Santa Maria
Oficina de Ervas Aromáticas para Crianças com o Mago Jardineiro

Nesta oficina as crianças aprenderão de uma maneira simples e divertida a reconhecer as ervas aromáticas, através de uma sensibilização dos sentidos: olfato, tato, visão. Vão aprender a fazer o plantio das ervas e fazer mudas, através de estaquias, e também como cada erva pode ser utilizada, para diversos fins. Serão distribídas mudas de ervas, para que cada participante monte o seu próprio vaso.

21/01/2016 – 15h30 às 17h – Cinemateca de Curitiba
Exibição do filme "Árvores de Curitiba", de Chico Cardoso

Este filme ensina a identificar as principais espécies encontradas nas ruas, parques e praças da cidade, mostra sua importância e traz algumas curiosidades sobre esse patrimônio vivo de todos os curitibanos.

Devemos ter umas duzentas espécies diferentes em Curitiba e cerca de 900 no Paraná. Todos os dias, muitas delas desaparecem sem sequer sabermos seus nomes e várias vão sumir do mapa antes de dizer a que deram o ar da sua graça.

Em geral, um adulto da cidade grande consegue identificar de meia-dúzia a uma dúzia de árvores, incluindo a araucária, o ipê-amarelo e o velho limoeiro no quintal. Entre crianças e adolescentes esses números ainda são menores.

Daí a ideia de produzir um documentário mostrando as árvores mais comuns na cidade e algumas de suas características, antes que sumam de vez. Dividido em três vídeos (14min, 17min e 19min), o DVD apresenta 39 espécies e onde encontrá-las.

Após a exibição haverá bate-papo com o roteirista e diretor Chico Cardoso, e com o músico compositor da trilha sonora Celso Piratta.

22/01/2016 – 14h00 às 16h00 – Praça da Capela Santa Maria
Oficina "Como ser lixo zero", com Jéssica Pertile, do Instituto Lixo ZeroEsta oficina visa demonstrar meios e ferramentas para redução de resíduo, bem como orientar sobre as separações e destinação corretas de todos os resíduos gerados em uma residência.

22/01/2016 – VAGAS ESGOTADAS
Oficina "Compostagem doméstica: do lixo ao adubo", com Flávia de Sá Sotto Maior e Jéssica Pertile

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC