05.01.2016Cinemateca tem programação especial da 34ª Oficina de Música

A partir da próxima quinta-feira (7), a Cinemateca de Curitiba exibe filmes de temática musical dentro da agenda da 34ª Oficina de Música de Curitiba. A programação especial é gratuita e acontece até o dia 27 de janeiro.

Data(s): 07/01/2016 a 27/01/2016 – 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo
Horário(s): 19h – exceto dia 16 (19h30)
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Confira a programação
07 e 08/01

OS DESAFINADOS (2008, 138’)
Década de 60. Joaquim, Dico, Davi e PC são jovens músicos e compositores, que partiram para Nova York em busca de sucesso. Lá eles formam um grupo, chamado Os Desafinados, e integram o movimento que lançou a bossa nova. Ao longo dos anos eles acompanham o cenário político e musical do Brasil.
Direção: Walter Lima Jr.
Elenco: Rodrigo Santoro, Claudia Abreu, Selton Mello, Ângelo Paes Leme, André Moraes.
Classificação: 12 anos

09, 10 e 24/01
TODAS AS MANHÃS DO MUNDO (Tous le Matins du Monde, França, 1991, 99’)
A história do compositor Sainte-Colombe, obcecado pelo perfeccionismo de sua criação artística e seu ambicioso aluno, que não mede esforços para se tornar famoso e rico. Bela fotografia e trilha sonora de grande sensibilidade.
Direção: Alain Corneau
Elenco: Anne Brochet, Carole Richert, Caroline Sihol, Gérard Depardieu, Guillaume Depardieu, Jean-Pierre Marielle
Classificação Indicativa: 12 anos

12 e 13/01
COISA MAIS LINDA – HISTÓRIA E CASOS DA BOSSA NOVA (2005, 128’)
Um painel histórico, musical e informativo, sobre como ocorreu o movimento musical chamado Bossa Nova, que teve início nos anos 50 e atingiu seu ápice em 1962, com a confirmação de sua internacionalização.
Direção: Paulo Thiago

14 e 15/01
LOKI – ARNALDO BATISTA (2008, 121’)
Documentário biográfico sobre a vida e a obra de Arnaldo Baptista, que foi o líder e fundador da banda Os Mutantes, uma das bandas brasileiras mais conhecidas e também parte fundamental do movimento conhecido como Tropicália. Os altos e baixos do grupo, a saída de Rita Lee, e também depoimentos de pessoas como Sean Lennon, Kurt Cobain e Devendra Banhart, todos grandes admiradores dos Mutantes.
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Classificação: Livre

RODRIGO HERRMANN – VIDA E OBRA (2015, 15’)
Este documentário de curta metragem investiga a vida pessoal e artística de Rodrigo Herrmann, organista, compositor, crítico musical, professor, regente e improvisador, que nasceu na Cidade de São Paulo (SP), em 18 de janeiro de 1916 e faleceu em Curitiba (PR), em 19 de novembro de 1971.
Através de entrevistas com seus herdeiros, fotos de família e suas obras, desvendamos a curta, porém deslumbrante vida deste artista que deixou sua marca na música sacra paranaense.
Direção: Elisa Herrmann

17 e 19/01
CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS (2006, 88’)
Documentário sobre um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, o filme traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão sobre a construção da memória do país. O retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo.
Direção: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira
Elenco: Marcos Paulo Simião
Classificação: 10 anos

20 e 21/01
É SIMONAL (1970, 87’) e o curta-metragem HIP HOP SP (1990, 11’)
É SIMONAL: Fã de Wilson Simonal viaja para o Rio de Janeiro para encontrar seu ídolo. Passando-se por jornalista, a moça consegue se aproximar do cantor durante um ensaio. A comédia musical reúne ainda imagens antológicas do artista em shows na boate Sucata e no Maracanãzinho.
Direção: Domingos Oliveira
Elenco: Wilson Simonal, Irene Stefânia, Carlos Kroeber, Edson Arantes do Nascimento (Pelé), Irma Álvarez, Jorge Dória, Marília Pêra, Milton Gonçalves, Milton Moraes
Sinopse HIP HOP SP: Aspectos da violência urbana de São Paulo e da vida da juventude negra integrante do movimento hip-hop da cidade, observados a partir da música, da dança e dos grafites.
Direção: Francisco César Filho
Narração: Antonio Abujamra
Classificação: 12 anos

22 e 23/01
CARMEN (1983, 102’)
Uma trupe de dançarinos de flamenco estão ensaiando uma nova apresentação. Antonio, o coreógrafo da equipe se apaixona por Carmen, a bailarina principal – tirando o foco do resultado final.
Direção: Carlos Saura
Elenco: Antonio Gades, Laura del Sol, Paco de Lucía
Classificação: 14 anos

26 e 27/01
CARNAVAL ATLÂNTIDA (RJ, 1952, p&b, 92’)
Xenofontes, um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho como consultor da adaptação do clássico Helena de Tróia para o cinema. Ao mesmo tempo, dois empregados do estúdio, que trabalham como faxineiros, sonham em transformar o épico grego numa comédia carnavalesca.
Direção: José Carlos Burle
Classificação: 10 anos

Ingresso: gratuito
Data(s): 07/01/2016 a 27/01/2016 – 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo