30.11.2015Tubotecas recebem cartilhas de conscientização e proteção animal

Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Fundação Cultural de Curitiba distribuiu cartilhas de conscientização sobre direitos dos animais e zoonoses pelas dez tubotecas da cidade. O objetivo é oferecer um conteúdo simples e de fácil acesso para a população, que em uma viagem de ônibus pode se informar sobre guarda responsável, bem estar e saúde animal.

Segundo o coordenador da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, Paulo Colnaghi, foram produzidos 15 mil exemplares, todos destinados às tubotecas. “As tubotecas incentivam a leitura das cartilhas, que de forma lúdica, informam os cidadãos sobre os animais e os transformam em defensores dos seus direitos”, disse Colnaghi.

Para o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, a cartilha amplia a função das tubotecas “O espaço também se torna um veículo de informações sobre as políticas públicas e a cidadania para o bem da sociedade”, acrescenta Cordiolli.

Criado pelos professores de veterinária da Universidade Federal do Paraná,  as publicações fazem parte da coleção “Veterinário Mirim” e auxiliam na leitura com o texto e as ilustrações adaptadas para todos os tipos de público. “As cartilhas funcionam porque assim como as tubotecas, informam o público diverso que lê e acessa o conteúdo disponível nas prateleiras”, afirma Cordiolli.

O que é

Com o objetivo de incentivar a leitura em Curitiba, as Tubotecas são pequenas bibliotecas que funcionam dentro de Estações Tubo. A idéia é um presente para as comunidades, dentro das comemorações dos 320 anos da cidade, viabilizado por meio de parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Urbanização de Curitiba (Urbs) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Destino adequado

A implantação do projeto das Tubotecas fez crescer um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores. Do total de livros arrecadados, mais de 96 mil foram colocados nas Tubotecas para os usuários do transporte coletivo. O restante foi encaminhado para Casas da Leitura e bibliotecas especializadas da FCC, associações de moradores, presídios, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Exemplares em mau estado de conservação vão para a reciclagem.

Como doar

As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico. Cada Tuboteca tem capacidade para cerca de 150 livros que privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil.

Tubotecas em funcionamento

Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário – Campo Comprido

Estação Central: 2 unidades (rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso

Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão

Estação Carlos Gomes: 1 unidade (rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes

Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar