27.11.2015Alunos do projeto Nosso Canto se apresentam no Santuário Nossa Senhora do Carmo

Coristas do Projeto Nosso Canto fazem concerto neste domingo, às 15h, no Santuário Nossa Senhora do Carmo. A apresentação reúne cerca de 220 alunos das Administrações Regionais Santa Felicidade, Boqueirão, Cajuru, Boa Vista e Pinheirinho sob a regência de seus professores, integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba e orientação de Mara Campos.

O Programa conta com um repertório variado e predominantemente brasileiro. Entre os compositores, John Leavick, G. F. Haendel, C. Saint – Saens, Canções da Africa do Sul, as mais esperadas trazem a interação dos grupos e são mais populares, como: ‘Vira Virou’ de Kleiton e Kledir e ‘Batuque Nastalino’ de Ana Yara Campos.

Segunda Mara Campos, a maestrina do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e orientadora do Projeto a apresentação significa a consolidação do trabalho realizado em sala. "Além do momento de celebração é o momento de partilha com o público e fortalecimento da prática realizada durante o ano”, afirma Mara.

Histórico - Na Regional Boqueirão o projeto ganhou vida, com cerca de 3 mil alunos assistidos nestes 14 anos, hoje o “Nosso Canto” é integrado a diversas organizações da comunidade. Semanalmente são realizadas apresentações em igrejas, aulas em clinicas de saúde, hospitais psiquiátricos e a dependentes químicos.

A partir do segundo semestre de 2015, o Nosso Canto chegou nas regionais de Santa Felicidade, Pinheirinho e Boa Vista e Cajuru que passaram a oferecer as aulas com orientadores do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e supervisão da regente Mara Campos.

O idealizador do projeto e orientador da regional, Eli Siliprandi, explica que as aulas servem para educação musical, mas também para descobrir novos talentos. “Muitos alunos que passaram por aqui se encontram na música, e continuam seus estudos na área”, conta Eli.

São várias as melhorias que o ensino de canto coral proporciona, explica o orientador da regional Pinheirinho Sidney Gomes, “nas aulas trabalhamos muito a construção coletiva, ´eum momento em que o indivíduo se vê como parte de algo maior. Também estimulamos a troca de conhecimento musical, possibilitando através da história, acesso a músicas que não chegariam ao aluno de outra forma”, conta Sidney.

Outro ponto ressaltado pelo Fernando Klemann, orientador da Regional Santa Felicidade, foi a adesão da família ao curso. “Normalmente a mãe vem sozinha e logo traz os filhos e o marido para fazer o curso também, isso gera uma interação e união familiar incrível. É muito interessante! ”, observa Fernando.

Os participantes da oficina de técnica vocal têm aulas sobre fisiologia da voz, impostação e dicção, entre outros assuntos.

Serviço:

Apresentação dos Corais Nosso Canto

Domingo, dia 29 às 15h
Santuário Nossa Senhora do Carmo
Av. Mal. Floriano Peixoto, 8520 – Hauer
Regentes: Eli Siliprandi, Fernando Klemann, Alexandre Mousquer, Sidney Gomes e Maico Sant’Anna

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC