16.11.2015Mostra de novas dramaturgias entra em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas

A companhia curitibana BifeSeco comemora os seus cinco anos com a mostra Drama_1, convidando outros grupos teatrais da nova dramaturgia local para uma temporada no Teatro Novelas Curitibanas. Nesta primeira edição foram selecionadas quatro propostas de pesquisa que entraram em processo de ensaio durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2015 e agora serão apresentadas durante os meses de novembro e dezembro.

Drama_1 propõe como um espaço de diálogo, estímulo à criação e fortalecimento da identidade de grupo. As companhias foram convidadas a inscreverem seus projetos com o enfoque no desenvolvimento de novas dramaturgias criadas em processo e na valorização de sua estética e referências próprias. Os quatro grupos participantes são Companhia Café Preto, Companhia Subjétil, Súbita Companhia de Teatro e Setra Companhia de Teatro.

Mostra Drama_1
Local: Teatro Novelas Curitibanas – R. Carlos Cavalcanti, 1222
Datas e horário: de 20 de novembro a 13 de dezembro, de sexta-feira a domingo, às 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Propostas selecionadas e companhias

Habitat – Súbita Companhia de Teatro (20 a 22/11)
O projeto “Habitat”, da Súbita, tem direção e texto de Maíra Lour a partir de contos da Marina Colasanti. No elenco tem Cleydson Nascimento e a iluminação será assinada por Beto Bruel.

A falta que (…) faz – Companhia Café Preto (de 27 a 28/11)
A Cia Café Preto é formada por duas jovens artistas, Andressa Santos e Elisa Ribeiro. As duas cursam bacharelado em artes cênicas, na FAP, e começaram a companhia em 2014 a partir de um trabalho produzido na faculdade. No projeto “A Falta Que…”, ambas assinam a criação, direção, dramaturgia e atuação.

ÉDIPO_2: Párodo – Companhia SUBJÉTIL (4 a 6/12)
A companhia Subjétil foi criada na FAP, em 2007, pelo diretor Darlei Fernandes, sempre focando em suas montagens na pesquisa e utilização de espaços urbanos. Em “Édipo_2”, o elenco é formado por Carol Damião e Daniele Crystine, com a participação de Ricardo Nolasco e trilha sonora de Jô Mistinguett.

MOMMY – Setra Companhia de Teatro (11 a 13/12)
A Setra Companhia foi fundada em 2013, pelo diretor e dramaturgo Eduardo Ramos. Sempre convidando artistas para seus projetos, a Setra apresentou Satan Circus, na mostra do Sesi. Em ‘Mommy”, o elenco será formado por Rosana Stavis e Nathan Mileo Gualda e tem ainda sonoplastia criada por Edith de Camargo.

Companhia de BifeSeco

A Companhia de BifeSeco, fundada em 2010, tornou-se um grupo de destaque no cenário artístico curitibano logo na primeira montagem, “Vivienne”, que concorreu em cinco categorias do prêmio Troféu Gralha Azul 2011, incluindo Melhor Peça, Melhor Texto e Melhor Direção. Em seguida, incentivada pelo prêmio Funarte Myriam Muniz 2011, montou “Peça Ruim”, a partir da obra do encenador carioca Gerald Thomas, e concorreu novamente ao Troféu Gralha Azul 2012, vencendo em duas das sete categorias indicadas. Através do edital de ocupação do Teatro Novelas Curitibanas, criou o espetáculo “Exposição”, numa parceria com a Expressão – Produção e Criação e colaboração da premiada diretora paulista Cibele Forjaz, responsável pelos espetáculos “O Idiota” e “Rainha[(s)]”. Em 2014, estreou o projeto Bifes_1, composto de seis espetáculos solos e independentes, com o apoio do prêmio Funarte Myriam Muniz 2013, e, em 2015, iniciou uma circulação nacional com o projeto incentivado pelo prêmio Funarte Myriam Muniz 2014.