13.10.2015Cinemateca exibe Mostra de Cinema Atual Espanhol

A Cinemateca de Curitiba apresenta nesta semana filmes espanhóis recentes, produzidos em 2013. A Mostra de Cinema Atual Espanhol 2015 reúne cinco filmes, com áudio original em espanhol e legendas em português, que serão exibidos de 14 a 18 de outubro, às 19h. A entrada é gratuita.

14 de outubro
VIVER É FÁCIL COM OS OLHOS FECHADOS de David Trueba (2013, Comédia, 108’)
Antonio, um professor de gramática que usa músicas dos Beatles para ensinar inglês na Espanha em 1966, descobre que John Lennon vai visitar a província da Almería durante as gravações de um filme. Determinado a conhecê-lo, ele dirige pela estrada em sua jornada. No caminho, dá carona a um garoto de 16 anos que fugiu de casa e uma garota de 21 que também parece estar fugindo de algo.
Elenco: Javier Cámara (Antonio), Francesc Colomer (Juanjo), Natalia de Molina (Belén), Ramón Fontserè (Ramón), Jorge Sanz (padre de Juanjo), Ariadna Gil (madre de Juanjo), Rogelio Fernández Díaz (Bruno).
Classificação: 12 anos

15 de outubro
STOCKHOLM de Rodrigo Sorogoyen (2013, Drama, 89’)
Uma noite, numa balada, você vê uma mulher e fica apaixonado imediatamente. Você fala com ela, mas não acredita. Teima em acompanhá-la e consegue ficar com ela o resto da noite. O que aconteceria se na manhã seguinte ela não é a mulher que parecia ser? Uma noite, numa balada, você está cansada e aparece o típico homem que fala que se apaixonou por você. Você fala para ele ir embora, mas ele insiste. Você percebe que não é o típico homem: é engraçado e charmoso. Além disso, você acredita que está verdadeiramente apaixonado, pelo que você termina passando a noite com ele. O que aconteceria se na manhã seguinte não é o homem que parecia ser?
Elenco: Aura Garrido (Ella), Javier Pereira (Él)
Classificação: 16 anos

16 de outubro
PESSOAS EM LUGARES de Juan Cavestany (2013, Ficção, 77’)
"Um conto caleidoscópico", como define o próprio diretor Juan Cavestany, este experimento parece fazer aleatoriamente o seu caminho através da comédia, do drama, da crônica social, do horror e do surrealismo, com um único denominador comum: a poesia intransigente da condição humana contra a investida do inusitado e do caótico. Um filme ambicioso, composto por 20 cenas curtas, com diferentes tons e temas. Não há nenhuma ligação entre elas, muito pelo contrário. A arbitrariedade por si só dá um sentimento de unidade ao discurso.
Elenco: Maribel Verdú, Adriana Ugarte, Alberto San Juan, Antonio de la Torre, Santiago Segura, Coque Malla, Ernesto Alterio, Javier Gutiérrez.
Classificação: Livre

17 de outubro
A FERIDA de Fernando Franco (2013, Drama, 99’)
Ana é uma motorista de ambulância de 28 anos. Apesar de eficiente em seu trabalho, ela tem problemas sérios em se relacionar com os outros, socialmente desajeitada e até agressiva contra aqueles que são próximos a ela. Isso a deixa infeliz e muito culpada o que a leva até a violência. O que ela não sabe é que sofre do que os psiquiatras chamam de Transtorno de Personalidade Limítrofe.
Elenco: Marián Álvarez (Ana), Manolo Solo (Jaime), Rosana Pastor (madre de Ana), Ramón Barea (Martín), Andrés Gertrúdix (Alex), Ramón Agirre (padre de Ana), Luis Callejo (chico en la fiesta)
Classificação: 16 anos

18 de outubro
 A PRAGA de Neús Ballús (2013, Documentário/Ficção, 85’)
Raul é um agricultor que quer plantar alimentos orgânicos. Para ajudá-lo, ele contrata Iurie, um lutador de luta-livre da Moldávia que ganha a vida com o que aparece à sua frente. Aos poucos, suas histórias cruzam a vida de três mulheres solitárias: Maria, uma senhora obrigada a deixar sua casa no interior e viver em um asilo; Rose, uma enfermeira filipina que acaba de chegar ao país; e Maribel, uma prostituta com cada vez menos clientes.
Elenco: Rosemarie Abella, Maribel Martí, Raül Molist, María Ros, Iurie Timbur

Classificação: Livre

Horário: 19h

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Ingresso: Gratuito

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar