09.09.2015José Aguiar lança webcomic "A infância do Brasil" na Gibiteca de Curitiba

A Gibiteca de Curitiba recebe no próximo sábado (12), às 19h, o quadrinista José Aguiar para o lançamento da webcomic "A infância do Brasil". Além da sessão de autógrafos, o evento reserva uma palestra com Aguiar que falará sobre o seu mais novo projeto.

Em sua nova obra, José Aguiar lança seu olhar sobre o passado, para refletir sobre nosso presente. Através de uma história em quadrinhos, divida em 06 capítulos, que serão publicados mensalmente a partir de 12 setembro de 2015, no site www.ainfanciadobrasil.com.br, ele leva o leitor a uma viagem pela História do Brasil para descobrir o passado da fase de maior importância na vida de todos: a infância. Aqui, ela é retratada através de momentos pontuais na vida de crianças brasileiras durante os mais de quinhentos anos, desde o início da colonização de nosso país aos dias atuais.

Entre de setembro de 2015 e fevereiro de 2016, serão publicados os 06 capítulos da história, com recursos de interatividade: eles podem ser lidos com ou sem versão comentada. O site também apresenta material extra, como textos sobre o contexto histórico que cada capítulo aborda, além de estudos e depoimentos do autor sobre seu processo de criação. Conteúdos que, juntos, formam uma jornada por outras infâncias que fizeram a infância do Brasil. Trata-se de um projeto de alcance internacional, pois todos os episódios são disponíveis nos idiomas inglês, francês e espanhol, além do português. Este é um projeto realizado pela Quadrinhofilia Produções Artísticas, através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo da Caixa Econômica Federal.

Sobre a obra
Publicada em 06 episódios, no site www.ainfanciadobrasil.com.br, a HQcriada por Aguiar (concepção, roteiro, desenhos e arte-final) e colorida por Joel de Souza propõe uma viagem reflexiva sobre a história de um país ainda em processo de amadurecimento. Mas não se trata de um olhar sobre datas ou personagens históricos, mas de uma perspectiva humana.

Cada capítulo aborda as relações das pessoas comunse a forma como elas se relacionavam com suas crianças dentro dos momentos históricos por elas vividos. Partindo do século XVI, a cada capítulo, o autor retrata uma época diferente da construção de seu país. Sempre enfocando uma visão diferente de infância, para nos confrontar com o fato de que nem sempre ser criança era como nós entendemos hoje em dia.Segundo José Aguiar, seu objetivo é buscar entender melhor nosso presente:

“O brasileiro de hoje cresceu acostumado com a ideia de que vive num país jovem. Mas inevitavelmente o país está crescendo, amadurecendo e deixando sua infância para trás. Crescer não significa deixar nossa infância de lado. Ela sempre faz parte de nós por se tratar de uma etapa fundamental na vida de todos. Período de experimentação, aprendizado, descobertas, conquistas e, por que não, também de tristezas. Afinal, é nela que se esboça o adulto, o cidadão, o ser humano pleno que faz parte de nossa sociedade”

Mesmo sendo uma obra de ficção, para a construção de roteiros historicamente corretos, Aguiar contou com a consultoria da historiadora Cláudia Moreira, doutoranda pela Universidade Federal do Paraná. Além de fornecer informações úteis à criação de personagens e cenários, no site, ela contextualiza através de artigos, a realidade de cada século em que se ambientam as tramas criadas pelo artista.

Inovação
A obra é a primeira webcomic de José Aguiar, que tem seus trabalhos publicados em formato impresso no Brasil por sua editora independente, a Quadrinhofilia, e também por outras editoras, jornais e revistas. Buscando novas formas de ampliar o alcance de sua proposta, ele escolheu o suporte eletrônico por acreditar nas possibilidades não só estéticas que ele abre a seu projeto. A série em quadrinhos, pode ser lida de duas formas: de maneira normal ou numa versão comentadana qual, a cada página, o leitor pode ter acesso a mais informações históricas sobre o universo retratado.
“O formato digital oferece formas de interatividade que seriam difíceis de agregar à história em outro suporte. Através deles, posso partilhar mais informação do que aquela visível na primeira leitura da obra. O leitor pode ter acesso às pesquisas, fontes bibliográficas, enfim, ao mundo em que mergulhei para criar essa grande saga sobre a infância”, explica Aguiar.

Uma HQ para todos
A ideia de oferecer gratuitamente todo conteúdo do site, traduzido inclusive para os idiomas inglês, francês e espanhol vemdas possibilidades de difusão muito mais amplas que o formato digital oferece.

“O formato digital não anula o valor do livro impresso. Inclusive uma edição especial, reunindo todo o conteúdo disponível no site e novos capítulos poderia trazer novas possibilidades, como a sua utilização em escolas, por exemplo. Há muitas histórias chocantes, engraçadas ou mirabolantes que aconteceram nos últimos 500 anos de nossa infância. Delimitar o que se tornou tema em cada capítulo dessa “saga ”foi um grande desafio, pois a História do Brasil é mais complexa e rica do que costumamos imaginar. E chegou a hora de pararmos de subestimar nossas origens e contar essas histórias para o mundo.”

Sobre o autor
José Aguiar é quadrinista, roteirista e editor da editora independente Quadrinhofilia, que publicou as séries Folheteen e Vigor Mortis Comics. Recebeu diversos prêmios, como Ângelo Agostini e Troféu HQMIX, além de ter sido vencedor do I Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP. Na França, desenhou a série Ernie Adamse também para a coletânea UnJour de Mai. É cocriador do Cena HQ, projeto que realiza leituras dramáticas mensais de HQs no Teatro da Caixa e também da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Foi indicado ao Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro,pelo seu livro Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha. Atualmente publica suas tiras Folheteen no guia Curitiba Apresenta e Nada Com Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo e em seu site www.quadrinhofilia.com.br. A Infância do Brasil é sua primeira webcomic, que pode ser acessada no endereço eletrônico: www.ainfanciadobrasil.com.br