17.08.2015Semana de Performances antecipa programação da Bienal Internacional de Curitiba 2015

Como prévia da programação oficial da Bienal, oito artistas convidados realizam performances entre os dias 17 e 23 em diversos pontos da cidade. 

A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 dando prioridade para a arte que vai para as ruas e não se restringem aos museus, centros culturais e galerias, mas que ganham o espaço urbano. Com curadoria geral do crítico de arte Teixeira Coelho, o evento acontece na capital paranaense entre os dias 3 de outubro e 6 de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade.

Nesta edição, o evento tem como conceito curatorial a Luz do Mundo, fio condutor das obras que representam o melhor da arte contemporânea mundial. Para o curador da Semana de Performances Fernando Ribeiro, as luzes que guiam essa curadoria não são um assunto ou uma obra física. “As luzes são do mundo e cada artista é um mundo. Um mundo de referências, vivências, reflexões e pensamentos. Portanto, esta é uma curadoria de artistas – mais do que obras – e estes foram convidados a trazerem suas luzes individuais – seus pensamentos, suas reflexões, suas impressões – a coletividade de Curitiba”, explica.

Sobre as performances e artistas

Memory Loading: Babel, de Gim Gwang Jeol – 19/08 – quarta-feira – 13h –Rua XV de Novembro entre Monsenhor Celso e a Rua Riachuelo
Performance é composta por quatro partes e explora por diversos meios a condição atual humana.

Esfera, de Lidia Ueta – 19/08 – quarta-feira – 18h – Praça Rui Barbosa
Um trabalho íntimo em homenagem à mãe da artista.

Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração e Economia (FAE), especialista em Fotografia pela UNICURITIBA, em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e graduanda em Licenciatura em Teatro pela Faculdades de Artes do Paraná (FAP). Atua desde 2004 como artista visual, performer, videomaker e fotógrafa. Vive e trabalha em Curitiba.

Wrong Way, Good Direction?, de Arti Grabowski – 20/08- quinta-feira – 11h – Praça Nossa Senhora de Salete
O artista polonês Arti Grabowski, da Cracóvia – cidade-irmã de Curitiba, é um dos expoentes de sua geração. Com um forte impacto visual e uma certa dose de humor, suas ações exploram o caótico e o absurdo do comportamento humano.

A fogueira: Que luz é essa?, de Ayrson Heráclito – 20/08 – 18h – Boca Maldita
Um ritual de oferenda de comidas sagradas ao fogo que envolve as pessoas presentes e a comunidade local.

Artista visual e curador, doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP. Professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidam com frequência com elementos da cultura afro-brasileira e já foram vistas em individuais na Bahia, mostras, festivais e Bienais internacionais. Nos trabalhos de Heráclito encontramos dendê, a vida no Brasil-Colônia, charque, açúcar, peixe, esperma e sangue, corpo, dor, arrebatamentos, apartheids e sonhos de liberdade.

Songs for My Sisters, de Alison Crocetta – 21/08 – sexta-feira – 16h – Praça Dezenove de Dezembro (Mulher Nua), Praça Generoso Marques (estátua Maria Lata d'Água), Praça Tiradentes
Caminhada meditativa relacionada a ícones femininos de Curitiba.

Nascida em 1968, Alison Crocetta mantém uma prática artística híbrida com base em sua formação como escultora, artista performática e cineasta. Seu trabalho tem sido exibido nos Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha e Noruega. Crocetta vive em Columbus, Ohio, onde é Professora Associada na Universidade do Estado de Ohio.

p.ARTE, de Marco Paulo Rolla e Fernanda Branco Polsen – 21/08 – sexta-feira – 19h30
A Performance Art é uma iniciativa a promover a performances em Curitiba desde 2012. Com eventos mensais, a p.ARTE se consolidou como o único evento periódico voltado exclusivamente a performance art, possibilitando um encontro constante da produção contemporânea nacional e internacional com o público curitibano.

ROTA, de Ana Luisa Santos – 22/08 – sábado – 11h Parque Tanguá (parede em construção)
Performance que permeia a escultura, a instalação e a intervenção urbana e se instaura no efêmero de sua ação, na tensão que se cria a partir de seu corpo, sua roupa e o espaço.

Ana Luisa Santos é artista visual da performance. Mestre em Comunicação Social/UFMG e Pós-Graduada em Arte da Performance/FAV/RJ, trabalha como pesquisadora e curadora em performance e artes da presença. Desenvolve projetos em dramaturgia e figurino, atuando em dança e teatro. É co-diretora da plataforma de publicações independentes O que você queer e do documentário “Alfaiates de Belo Horizonte”. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Linha Negra, Márcio Carvalho – 22/08 – sábado – 14h – Museu Oscar Niemeyer (externo)
Um outro olhar que revela novos sítios, novos lugares, para além do que é comumente conhecido ou divulgado sobre Curitiba.

Márcio Carvalho é um artista visual e curador independente português que vive em Berlim. Possui um mestrado em Arte Performática em HZT/UDK em Berlim e um mestrado em Artes Visuais em ESAD em Portugal. Ele é cofundador e curador do programa de arte performática CO-LAB edições em Savvy Contemporary, Berlim. Ele é curador da Segunda Bienal de Performance (2015) em Lagos, Nigéria. No passado ele foi premiado pelo programa de residência Hotel25 em Berlim e foi selecionado para programas e festivais tais como: "O Poder da Arte", o primeiro programa de TV dedicado a mostrar a linha entre arte performática e atividade paranormal e o “Plot in Situ” Festival de Arte Performática de Berlim.

Cê tá pensando que eu sou L.H.O.O.K., de Polyanna Morgana – 23/08 – domingo – 16h – Museu Oscar Niemeyer (sobre o círculo de vidro)
Partindo do diálogo entre Arnaldo Bastista e Marcel Duchamp, seu trabalho explora os jogos de linguagens, sentidos e possíveis – ou impossíveis – traduções.

Polyanna nasceu no Gama, DF, em 1979. Desde Maio de 2014 vive e trabalha em Curitiba, onde leciona Poéticas tridimensionais na Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP – UNESPAR). É Bacharel, Mestre e finaliza o Doutorado em Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Atua como artista visual, curadora independente, pesquisadora e professora universitária. Pesquisa e desenvolve trabalhos em performance, desenho, fotografia, instalação, intervenção urbana e outros.

Autor: Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

imprimir voltar