05.08.2015 “Paranã” estreia nesta quinta no Teatro Novelas Curitibanas

O espetáculo teatral “Paranã” estreia nesta quinta-feira (6), no Teatro Novelas Curitibanas, trazendo para o palco a encenação de obras inéditas para o teatro dos autores Dalton Trevisan, Wilson Bueno e Domingos Pellegrini. Viabilizada pelo edital "Teatro para Adulto – Fomento 2015", da Fundação Cultural de Curitiba a peça foi idealizada por Nena Inoue, do Espaço Cênico, a montagem reúne atores e diretores de diferentes companhias teatrais. O nome do espetáculo é “Paranã”, do tupi guarani, que significa semelhante ao mar (pará + nã), para reforçar no espetáculo a essência e significados paranaenses em todos os sentidos.

Os contos, “Dois Velhinhos”, “Ipês”, o “Grande Circo de Cavalinhos” e outros selecionados, do escritor Dalton Trevisan, “Mar Paraguayo”, de Wilson Bueno e “O Encalhe dos 300”, de Domingos Pellegrini, estão em cenas independentes levadas ao palco por artistas que se revezam entre direção e atuação. Assinam a direção Nadja Naira, Rafael Camargo e Nena Inoue e no elenco os atores Silvia Monteiro, Ricardo Nolasco, Nena Inoue e Rafael Camargo.

De Dalton Trevisan, foram escolhidos contos e textos curtos que revelam o poder de concisão do autor paranaense, um dos mais premiados dentro e fora do Brasil. Com “Mar Paraguayo”, do escritor Wilson Bueno, surge o ineditismo de levar ao palco a provocação da literatura que transpõe suas próprias fronteiras. No fluxo de pensamento da protagonista, a mescla do portunhol e do guarani busca borrar todas as fronteiras. O “Encalhe dos 300” faz parte da obra “O homem vermelho”, que deu ao autor Domingos Pellegrini seu primeiro Prêmio Jabuti. O texto traz a atmosfera e a memória histórico-afetiva do contador de causos, narrador da história contada como um diário, durante um engarrafamento numa estrada no norte do Paraná que dura sete dias.

Serviço:
“Paranã”, espetáculo teatral com textos de Dalton Trevisan, Wilson Bueno e Domingos Pellegrini
Local: Teatro Novelas Curitibanas – R. Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco
Datas e horários: De 6 de agosto a 6 de setembro, de quinta-feira a domingo, às 20h.
Entrada franca
Informações: (41) 3321-3358

FICHA TÉCNICA

PARANÃ
Textos de Dalton Trevisan, Wilson Bueno e Domingos Pellegrini.
Direção: Nadja Naira, Nena Inoue e Rafael Camargo
Elenco: Nena Inoue, Rafael Camargo, Ricardo Nolasco e Silvia Monteiro
Figurino: Ranieri Gonzalez
Cenário: Ruy Almeida e Alfredo Gomes
Iluminação: Beto Bruel
Trilha Sonora: Luiz A. Ferreira
Fotos: Marcelo Almeida
Preparação Vocal: Babaya
Produção: Gabriel Machado e Nena Inoue
Idealização e Realização: Espaço Cênico

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Espaço Cênico

Compartilhe:

imprimir voltar