04.08.2015Últimos dias para inscrever projetos no Edital Livre do Fundo Municipal da Cultura

Artistas, produtores culturais e demais interessados em participar do Edital “Categoria Livre” do Fundo Municipal da Cultura (FMC) 2015 têm até as 17h50 do dia 12 de agosto para enviar seus projetos. Para ter acesso ao edital e aos links de inscrição é preciso acessar http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/sisprofice/. A Fundação Cultural de Curitiba também publicou no endereço http://bit.ly/FAQeditallivre uma série de respostas para as dúvidas mais frequentes dos proponentes.

Organizado pela FCC, o edital, no valor total de R$ 2 milhões, financiará projetos de R$ 5 mil até o valor máximo de R$ 50 mil. Serão contemplados projetos nas áreas de música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual – cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais – fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais.

Com o recurso, os aprovados poderão custear qualquer despesa decorrente do projeto, como cachês, passagens, hospedagens, alimentação, transportes, aquisição de material de consumo, locações de equipamentos e serviços. Além disso, poderão complementar o valor do projeto com recursos próprios, com patrocínios e até através de editais de outras instituições.

Para facilitar o processo de inscrição, a FCC e a Secretaria de Estado da Cultura estabeleceram uma parceria para o uso do SISPROFICE, sistema desenvolvido pela Celepar para o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo sistema. Trata-se de um projeto piloto que servirá de base para utilização do SISPROFICE por outros municípios do estado.

Participação

O Edital “Categoria Livre” foi uma demanda da classe artística na última Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2014. A minuta passou por consulta pública, entre os dias 19 e 29 de junho, antes de ser publicada. A devolutiva das questões está disponível para consulta no portal da FCC, link “Lei de Incentivo”.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC