30.07.2015Nota de pesar pelo falecimento de Anna Mariah Comodos

Curitiba perdeu nesta quarta-feira (29) uma de suas grandes artistas, Anna Mariah Comodos. Nascida em 1932 e uma das primeiras mulheres a graduar-se pela Escola de Belas Artes do Paraná, em 1951, Anna Mariah vinha explorando a superfície da obra tridimensional, num trânsito entre a colagem, a escultura e o objeto.

Entre as mostras que promoveu, se destacam as individuais Como seria se fosse, em 2001 no Museu de Arte Sacra; Resíduo, em 1999, no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) e SESC Paulista e, em 1996, no Museu Alfredo Andersen. Participou de inúmeras exposições coletivas e panoramas da arte contemporânea. Em 1992, recebeu premiação no Salão Paranaense e, em 2000, o 1º Prêmio no I Salão Graciosa. Suas obras fazem parte dos acervos públicos de vários museus do Paraná.

A Fundação Cultural de Curitiba lamenta profundamente a perda da Anna Mariah e junto seu pesar à família, amigos e demais admiradores. Sua grande obra permanece para todos os apreciadores da arte. Já ministrou curso de Colagem e Tridimensional na Fundação Cultural Curitiba.

Fonte: FCC