30.07.2015Fundação Cultural recebe inscrições para oficina de editais do Cultura Viva

A Fundação Cultural de Curitiba está recebendo inscrições para a oficina de editais do Cultura Viva que acontecerá dia 6 de agosto, às 18h, no Teatro do Paiol.  A atividade pretende dar subsídios para a participação nos editais voltados à Política Nacional de Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC).

Serão R$ 13,428 milhões destinados à premiação de 210 iniciativas para indígenas; coletivos e entidades que atuem com a mídia livre produzindo conteúdos independentes em sons, imagens, vídeos, textos, etc; e redes culturais de diferentes expressões artísticas, identitárias ou temáticas.

Para participar é preciso enviar email para cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br com nome e número do CPF. As vagas são limitadas e a inscrição é por ordem de chegada da mensagem.

Sobre os editais

As inscrições para os editais Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Cultura de Redes realizados pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural também já estão abertas.

Com o Edital de Pontos de Mídia Livre, o MinC reconhece que a relação entre cultura e comunicação é estratégica e tem crescido no Brasil de forma cada vez mais descentralizada. Do jornal de bairro à rádio comunitária, do carro de som às plataformas digitais, a transversalidade é uma das principais marcas do midialivrismo existente e atuante hoje no Brasil. Para esses grupos serão destinados R$ 5 milhões, de forma a contemplar 80 iniciativas.

O Edital de Pontos de Mídia Livre conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual do MinC (SAv) e da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, que irá conceder 50 antenas de conexão à internet para iniciativas classificadas. O edital recebeu sugestões da sociedade civil em consulta pública, algumas contribuições foram incorporadas, como a ampliação do apoio para as iniciativas de comunicação em nível local, privilegiando a territorialização desta política. Confira: http://bit.ly/1Cg6bGK

Com o edital de Pontos de Cultura Indígena, o MinC sinaliza a prioridade da pauta dos povos indígenas nesta gestão e ressalta que a política cultural indigenista responde ainda ao desejo de conexão de algumas aldeias e culturas. Os grupos indígenas podem se inscrever de forma oral e audiovisual, enviando um vídeo ou um arquivo de voz descrevendo sua proposta, uma inovação que valoriza a tradição oral dos povos indígenas.

O Edital, realizado em parceria com a SAv e Funai, irá permitir o fomento direto a 70 comunidades e organizações indígenas com prêmios no valor de R$ 40 mil reais. O concurso visa reconhecer e apoiar atividades culturais dos povos indígenas, dando visibilidade às expressões culturais destes povos. Saiba se inscrever: http://bit.ly/1FYktqi

Inédito na política cultural do MinC, o Edital Cultura de Redes irá apoiar a organização em redes e as articulações entre os mais diversos segmentos da cultura brasileira. O objetivo é incentivar e valorizar as iniciativas culturais colaborativas que potencializam um conjunto de atores culturais a partir de seu caráter temático, identitário ou de colaboração artística e cultural. Fazer cultura em rede, atuar em rede, mobilizar e articular novas redes, rurais, urbanas, tradicionais ou contemporâneas é a proposta deste edital inovador. Serão premiadas 40 iniciativas, divididas em duas categorias, e cada iniciativa receberá R$ 50 mil. Outras 20 projetos serão fomentados para desenvolverem ações em rede. http://bit.ly/1MbdgIx

Os três editais adotam os novos instrumentos da Lei Cultura Viva. Além dos prêmios que serão destinados a coletivos culturais, as entidades selecionadas no Edital de Redes, na categoria de atuação regional/nacional, serão os primeiros a assinar o Termo de Compromisso Cultural, mecanismo que facilita a prestação de contas e o repasse de recursos.

A partir da inscrição nos editais, os interessados também poderão se autodeclarar Pontos de Cultura, sendo reconhecidos como tal caso classificados, mesmo que não sejam contemplados com o recurso.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC