13.07.2015Memória afetiva é tema de exposição de fotógrafas curitibanas

As curitibanas Johanna Lieskow e Lu Berlese inauguram, na próxima quarta-feira (15), no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba a exposição “Poética da Ausência”. São dois trabalhos independentes, de fotógrafas de gerações distintas, cuja investigação imagética se pauta na dicotomia memória/ausência.

Tema recorrente na fotografia documental contemporânea, a memória afetiva é tratada com delicadeza e intimidade nestes registros que se complementam. Os vestígios materiais de um espaço afetivo que se desmorona –ou que se esvaneceu no tempo –são tranformados em indícios daquilo que já não é, mas que persiste na lembrança, em uma espécie de arqueologia da ausência.

Memorial Rua dos Atiradores, de Johanna Lieskow, 25, reúne 20 fotografias que tratam do espaço em transformação. A casa de tantas gerações, histórias construídas e inventadas, se desfaz lentamente diante da fotógrafa. A dor de contemplar o fim se dá através de um olhar silencioso, sutil, emotivo.

Relicário, de Lu Berlese, 44, é composta por 13 imagens que mostram um espaço quase arquetípico – a casa da avó. A morada da infância, dos sonhos, faz parte do imaginário de cada um e remete a um tempo infinito. A proposta é reconstruir simbolicamente um local que não existe mais. O vazio é preenchido pelos objetos que insistem em nos levar a este tempo-espaço perdidos em algum lugar da memória. Relicário também foi editado em um pequeno livro de autor que sera lançado na abertura da exposição.

Serviço:
EXPOSIÇÃO “POÉTICA DA AUSÊNCIA” , de Johanna Lieskow e Lu Berlese
Abertura: 15 de julho de 2015, às 19h
Data: de 16 de julho a 13 de setembro (terça a domingo)
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba
Endereço: RuaPresidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro – Solar do Barão
Horário de visitação: terça a sexta das 09h às 12h e das 14h às 18h
sábados, domingos e feriados: das 12h às 18h
Ingressos: entrada franca
 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Compartilhe:

imprimir voltar