13.07.2015Fundação Cultural prepara programação especial para as férias escolares

Para o período de férias escolares, a Fundação Cultural de Curitiba programou uma série de atividades voltada para o público infantil. Contação de histórias, cursos de arte, exibição de filmes, peças de teatro e espetáculos de bonecos estão entre as atrações, no mês de julho, no Bondinho da Rua XV, no Centro de Criatividade de Curitiba, Cine Guarani, Teatro do Piá e Teatro Dr. Botica.

Confira as sugestões:

Bondinho – Durante o mês de julho, de segunda a quinta-feira, às 14h30, o Bondinho da Leitura no calçadão da Rua XV de Novembro terá contação de história com os mediadores de leitura Juliane Stocker e Rodrigo Quintiliano.

Teatro Dr. Botica – Nos dias 18 e 19 (sábado e domingo) é a vez do espetáculo “O Coelho e a Tartaruga”, uma adaptação criativa e divertida da fábula de Esopo e La Fontaine. Nos dias 23 a 26 (quinta-feira a domingo) a peça apresentada é “Cirino, Vai Chover?”, que se passa num período de seca em uma pequena cidade do nordeste, Cirino e sua amiga Raqué inventam mil formas para fazer chover. As sessões acontecem às 15h e 17h de quinta-feira a domingo. No fim de semana há uma sessão extra às 11h30. Os ingressos custam R$ 15 (a inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada). De 15 a 17 de julho (quarta a sexta-feira), às 15h, o teatro recebe uma programação especial, o “2º Bonecos em Curitiba”, com espetáculos diversos. Os ingressos custam R$ 20 (a inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Oficinas de Férias – O Centro de Criatividade de Curitiba promove duas oficinas de férias durante o mês de julho. A primeira é a “Batucando nas Férias”, que acontece durante os dias 13 a 17 (segunda a sexta-feira). A colônia de férias musical busca proporcionar às crianças a prática de atividades envolvendo ritmo, percussão corporal, notação musical, coordenação motora, brincadeiras musicais, apreciação e criação musical. A segunda é a “Oficina de Artes Infanto Juvenil”, realizada nos dias 20 a 24 (segunda a sexta-feira). A colônia é um acontecimento para a criança e oportunidade aos pais de vivência artístico-cultural que trabalha o corpo, música com desenho, pintura em tela, cerâmica, pintura corporal, brinquedo com reciclado, origami, entre outros. Ambas as oficinas tem classificação de 6 a 11 anos. Haverá duas turmas, uma de manhã, das 8h30 às 12h, e outra à tarde, das 14h às 17h30. O valor dos workshops é R$ 200, com material incluso. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone: (41) 3313-7192.

Teatro – O Teatro Universitário de Curitiba (TUC) apresenta no dia 18 de julho (sábado), às 16h, o espetáculo “Estilingando – Um Solo de Palhaço”. A peça é uma pesquisa que une a comodidade do palhaço à técnica dos malabares e a ilusão da mágica. Estilingando é um palhaço ingênuo e sonhador que, através de cenas do cotidiano, encontra um mundo mágico e deslumbrante. Na lógica maluca do universo do palhaço, ele torna a simples rotina de seu dia em um verdadeiro cenário de diversão, tudo em meio a trapalhadas, cores, mágicas, sensações e sentimentos como o amor, o poder, a superação e a cumplicidade. Os ingressos custam R$ 20, crianças até 5 anos não pagam.

Fantoches - O grupo Grupo Almazem Teatro de Bonecos se apresenta no dia 19 de julho (domingo), às 11h, no Teatro do Piá com o espetáculo “O Jardim de Francisco”. A peça relata a vida de Francisco de Assis, nascido na província da Úmbria no centro da Itália, entre os anos de 1181 e 1182. Retrata de forma lúdica e utiliza fatos marcantes da vida de um dos mais significativos homens da história da humanidade e que até hoje ainda influencia na forma de viver e pensar de muitos. Por meio de imagens e canções, busca estimular, na criança e no adulto, a prática do bem e a prática da verdade como fundamento de todas as ações durante a sua vida. Os ingressos são gratuitos.

Cinema - O Cine Guarani, no Portão Cultural exibe até quarta-feira (15) a série “A banda dos bichos super maluquinhos”. Com criação, roteiro e direção de Almir Correia, a programação reúne 16 videoclipes animados sobre animais. São eles: “A sirireca levada da breca”, “A tarturana ganhou na loteria”, “Concurso de pum”, “Dois gatolumes no telhado”, “Coitada da lesmiga”, “A vacaleta”, “Girafoca”, “Tatuvalo”, “Sapato sem chulé”, “A lebreruga quer namorar”, “Ai que pena do bodema”, “Pra onde foi a vacaboia?”, “A rinocelinha”, ‘A hipopopeia”, “Ninguém viu o lagargaio” e “Pombelinha”. Sempre às 16h, entrada grátis.

Curtas Infantis – O Cine Guarani, no Portão Cultural, exibe de 16 a 29 de julho (com exceções das segundas-feiras) o programa “Curtas Infantis 7: Diversidade”. A programação reúne sete curtas-metragens infantis. São eles: “Feira da fantasia” (2010, 11’), “Carnaval dos deuses” (2010, 10’), “A folha da samaúma” (2010, 9’), “Bailarino e o bonde” (2009, 10’), “Luiz Apple – a vida de um campeão” (2009, 4’), “Pimenta” (2010, 13’) e “A história do monstro Khátpy” (2009, 5’). A sessão acontece sempre às 16h, com ingressos gratuitos. De 30 de julho a 12 de agosto (com exceções das segundas-feiras) o programa “Curtas Infantis 8”. A programação conta com seis curtas-metragens infantis. São eles: “A grande viagem” (2011, 16’), “On line: quando o Windows fecha portas” (2010, 13’), “Doido lelé” (2009, 17’), “Verde maduro” (2010, 16’), “Ela veio me ver” (2010, 17’) e “Traz outro amigo também” (2010, 15’). Sempre às 16h, com ingressos gratuitos. A classificação é de 10 anos.

Endereços:
Bondinho da Leitura