29.06.2015Grupo da FCC faz visita técnica ao patrimônio cultural da Lapa

Um grupo de gestores da Fundação Cultural de Curitiba esteve na última semana na cidade da Lapa para conhecer e mapear as potencialidades turísticas e culturais daquele município. A consultoria foi solicitada pela prefeitura local, com o objetivo de aproveitar a experiência curitibana nas áreas de preservação do patrimônio, legislação, financiamento, fomento, ação educativa, economia criativa, entre outros.

Sob a coordenação do diretor de Patrimônio Cultural da FCC, Hugo Moura Tavares, e do assessor de Políticas Culturais, Elton Barz, a comitiva foi recebida pela prefeita Leila Klenk, que agradeceu o apoio técnico da Fundação Cultural nas ações de valorização do patrimônio histórico da Lapa. Os gestores se dividiram em cinco grupos de trabalho, ficando cada um responsável por analisar e apresentar sugestões sobre uma determinada área –– marcos regulatórios e políticas de incentivo à cultura, museus e acervos, patrimônio e restauração, ação educativa e economia criativa.

O primeiro grupo, responsável por discutir o marco regulatório e as políticas culturais, se reuniu com o diretor de Projetos do Departamento de Cultura Abelardo Ferreira Padilha Neto, para analisar as possibilidades de adesão ao sistema nacional de cultura e a lei do sistema municipal de cultura (fundos, conferências e leis do plano municipal). Os gestores curitibanos explicaram como a lei de proteção ao patrimônio é aplicada em Curitiba, enfatizaram a necessidade de criação de uma lei de tombamento municipal e avaliaram a manutenção do modelo do centro histórico da Lapa, que abriga também comércios e moradias.

O segundo e o terceiro grupo – museus e acervos e patrimônio e restauração – conheceram os principais pontos turísticos da cidade, como o Centro de Informações Turísticas, o Museu Histórico, o Theatro São João, o Museu de Armas, a Casa da Memória, o Panteon dos Heroes e a Casa Lacerda. Ao final, fizeram uma análise sobre o fomento, o acervo, a necessidade de criação de um edital de ocupação dos espaços, o sistema Pergamum – módulo museu e o cuidado com a formatação dos editais.

O quarto grupo – ação educativa – se reuniu com a Secretária Municipal de Educação da Lapa, Ana Regina Martins da Silva, e discutiu questões de monitoria nos museus, com o intuito de que esse trabalho se dirija não só aos turistas, mas também aos moradores da cidade. Além disso, também foi destacada a importância de despertar nos professores a relação entre cultura e educação.

O grupo responsável pela economia criativa visitou a Casa Vermelha (Centro de Artesanato Aloísio Magalhães) e conferiu os produtos expostos. Abordaram aspectos de cultura material e imaterial, a melhoria na imagem e a apresentação dos produtos, a formação de artistas e artesão, e como o artesanato pode vender a história da cidade e sua cultura.

Com as informações coletadas e as avaliações feitas pelas equipes, a Fundação Cultural de Curitiba fará um relatório da visita, que será encaminhado à prefeitura da Lapa.