02.07.2015 Projeto “Substância” é o primeiro da série Mostra Arte Digital no MuMA

O Museu Municipal de Arte – MuMA inaugura no próximo sábado (4), às 19h, a exposição “Substância”, do artista visual Daniel Dach. Com essa exposição, o MuMA inicia uma série de seis exposições de arte digital que se estende até 2016. Os projetos que compõem a “Mostra Arte Digital no MuMA” serão apresentados em diferentes datas e espaços do museu. “Substância” ficará em cartaz até o dia 30 de agosto, na Sala Célia Neves Lazzarotto.

Os trabalhos que fazem parte da mostra foram contemplados em editais do Fundo Municipal de Cultura, lançados especialmente para este segmento – o Edital de Ocupação do Centro de Arte Digital e no Edital de Criação, Desenvolvimento e Produção para o Centro de Arte Digital. Além das exibições, a mostra contará com seis oficinas na área e um evento de reflexão sobre o tema. O cronograma completo ainda será divulgado.

Substância – A nova exposição de Daniel Dach é composta por projeções e objetos criados pelo artista. Pessoas reais posam em um cenário virtual onde o artista pretende discutir a passagem do tempo e as tensões inevitáveis da concepção humana. A rotina de cada ação e o silêncio testemunham o estar e o existir.

O texto de apresentação do projeto (de autoria de Stephanie Dahn Batista) explica que as pessoas filmadas posam como se estivessem diante de um espelho, emolduradas nesta grande tela. São todos conhecidos do artista que contam uma história. Uma história singela, um ato simples, um gesto repetitivo baseado no movimento reduzido, quase mínimo, embora muito impactante. O início do filme é o fim da filmagem, assim as páginas do diário pulam a mão da retratada. As cascas da laranja voltam a se unir, só o fio do tricô anda no tempo para a frente. A substância básica aqui é a presença da pessoa que faz parte da história de Dach.

Neste confronto com a câmera, o artista estabelece uma relação com o(a) retratado(a), que é levado ao campo da arte. Em vez de dizer “isto foi”, pensamento de Roland Barthes sobre a fotografia como natureza morta, cabe aqui “isto foi encenado” (François Soulages). Daniel Dach cria uma cena particular a partir de elementos reais e sentimentos dos retratados, um palco emoldurado, um momento “teatralizante” da verdade cuja especificidade da encenação manifesta a concepção artística do autor.

Exposição de arte visual “Substância”, de Daniel Dach
Local: Sala Célia Neves Lazzarotto – Museu Municipal de Arte-MuMA (Av. República Argentina, 3430)
Data e horário: de 4 de julho (abertura às 19h) a 30 de agosto de 2015. De terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Entrada franca