30.06.2015Obras literárias hispânicas nas vozes do Coro da Camerata

Textos de Pablo Neruda, Federico Garcia Lorca e Miguel de Cervantes serão interpretados pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, nesta sexta-feira (03), às 20h, e sábado (04), às 18h30. As apresentações, sob a regência de Mara Campos, acontecem na Capela Santa Maria e terão acompanhamentos da pianista Clenice Ortigara e de Luciano Lima, no violão.

O caminho literário traçado com os poemas e o temperamento hispânico foram os elementos que inspiraram e fundamentaram a escolha deste repertório. A regente, Mara Campos, que também comentará as obras no decorrer do concerto, explica a decisão: “a oportunidade será única, por isso tentamos colocar todas as peças que, para nós, são incríveis e tem muito valor”.

Mara Campos é diretora musical e neste ano se tornou Regente Titular do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Sua principal caraterística é de inserir em todas as suas apresentações pelo menos uma música brasileira. Neste concerto, será “Caça à raposa”, de João Bosco (1946) e Aldir Blanc (1946).

São destaques no programa as obras literárias sonorizadas para coral, como os três epitáfios de Rodolfo Halffter (1900-1987) com textos de Cervantes, “Para la sepultura de Don Quijote, Dulcenea e Sancho Panza”; as canções de Sylvia Soublette (1923) sobre Sonetos de Neruda e obras de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968) com textos de García Lorca. Também estão previstas canções populares espanholas de Manuel de Falla (1876-1946) e Serenatas realizadas pela Companhia Teatral Brasileira XPTO.

O violonista solo Luciano Lima foi convidado para acompanhar o Coro. Doutor em música pela Université de Montréal (Canadá), Mestre pela McGill University (Canadá) e Bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Luciano desenvolve carreira como solista, camerista e arranjador, atuando no Brasil, Canadá e Estados Unidos.

Especialmente para estas apresentações, estudantes de línguas estrangeiras com comprovante de matrícula ou carteirinha da escola terão direito a meia-entrada.

Apresentação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Memento
Regência e comentários Mara Campos (São Paulo)
Violão solo Luciano Lima (Paraná)
Datas e horários:
03 de julho (sexta-feira), 20h