25.06.2015“A Saga - Da Terra Vermelha Brotou o Sangue” estreia na TV Brasil

Após 13 anos de produção, estreia na próxima segunda-feira (29), às 23h, na TV Brasil,  “A Saga – Da Terra Vermelha Brotou o Sangue” – série épica que conta a história da ocupação e colonização do estado do Paraná em 16 capítulos. A obra envolveu quase cinco mil pessoas, entre atores, figurantes e técnicos, e passou por mais de 30 locações e cidades do estado do Paraná e de Santa Catarina.

Dirigida por Manaaos Aristides, a série é um documento da formação, vida, costumes e lutas do povo paranaense e retrata histórias de muitas cidades, importantes na colonização do Paraná. O que antes eram vilarejos, ou apenas “lugarejos” de passagens de tropas e tropeiros, constituem o marco verdadeiro da colonização, e hoje são as importantes cidades do interior como Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul, Pirai do Sul, Castro, Santa Helena, Tibagi, Cascavel, Guarapuava, Toledo, Marechal Rondon, entre tantas outras.

"O intuito maior é fazer com que “A Saga” seja um entretenimento dos mais agradáveis e interessantes enquanto minissérie televisiva. Mas é evidente que não podemos desprezar o grande valor histórico e educacional, como um documentário da formação do Estado do Paraná”, conta Manaaos.

Perseverança - As primeiras gravações de A Saga aconteceram em 1999 com a construção das duas primeiras cidades cenográficas, uma em Porto Mendes e a outra em Cascavel. Em 2003 foi erguida também em Foz do Iguaçu uma cidade com 26 edificações entre elas o Hotel das Cataratas. Enfim num total de 82 edifícios e cabanas representando a época das casas de madeira inclusive com o telhado em tabuas lascadas no machado. Segundo Manaoos, a obra acabou sendo uma saga dentro da própria A Saga. “Enfrentamos diversas dificuldades, o que levou a interromper os trabalhos dezenas de vezes”, revela.

O elenco conta Roberto Bomtempo, Raymundo de Souza, João Vitti, Valdir Fernandes, Gabriela Alves, Munir Kanaan, Alessandro Malvão, Adilson Girardi, Helio Zach, Denis Derkian, Emilio Pitta, Claudete Pereira Jorge, Helena Portela, Carlos Vilas Boas e o radialista e compositor Claudio Ribeiro. Além do elenco principal, foram convidados para participações especiais a apresentadora de TV Olga Bongiovanni. A trilha sonora é de Waltel Branco, Arthur de Carvalho e Marlos Garcia e sonorização do produtor Kennedy Telles.

Mais informações na Fanpage da obra no Facebook.



 

 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar