26.06.2015Encontro discute integração cultural dos municípios da RMC

A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria de Assuntos Metropolitanos promovem na próxima terça-feira (30), a partir das 9h, no Teatro do Paiol, o encontro “Integração Cultural das Cidades – Curitiba, Região Metropolitana e Litoral”. O objetivo é iniciar o processo de integração dos municípios para o fortalecimento das políticas públicas de cultura.

Participarão do encontro representantes e gestores de cultura dos municípios de Curitiba, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Lapa, Colombo, São José dos Pinhais, Paranaguá e Campo Largo, de instituições parceiras no processo de integração, como a Secretaria de Estado da Cultura, o SESI e o Instituto Federal do Paraná, e da classe artística. O encontro será aberto pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, e pelo secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado.

Entre os temas colocados em debate estão as estratégias de cooperação entre os municípios. O assessor de Políticas Culturais da Fundação Cultural de Curitiba, Elton Barz, fará uma exposição sobre as diversas maneiras de se promover a integração, como parcerias, convênios, contratos de cooperação, mas dará ênfase à modalidade de consórcios. “É algo que está legislado e possível de ser aplicado à área cultural, para que a integração seja desenvolvida de maneira eficaz”, sustenta.

Os produtores culturais foram convidados para o encontro porque têm interesse e podem se beneficiar dessa iniciativa. Uma das maneiras de efetivar o consórcio entre as cidades é fazer com que as produções de Curitiba rodem pelos municípios da Região Metropolitana e do Litoral. “Os produtores têm um gasto grande com uma produção que fica em cartaz de 20 a 30 dias em Curitiba. É possível otimizar esse gasto e fazer com que o produto cultural circule mais. Cria-se mais fruição de cultura com menos investimento”, explica Elton.

Confira a programação:

DIA 30/06/2015
 

MANHÃ:
9h – Mesa de Abertura
10h – Apresentação Cultural
10h 20 – Sistema Municipal de Cultura e a integração das cidades – Consórcio e Cooperação entre as cidades
- Elton Luis Barz
11h – Instituições parceiras no processo de Integração
- José Roberto Lança SEC – 15 minutos
- Janaína Coelho Adão SESI – 15 minutos
- Ezequiel Westphal IFPR – 15 minutos
12h – Almoço
 

TARDE:
13h 30 – Produtores Culturais
- João Luiz Fiani – 15 minutos
- Jewan Antunes – 15 minutos
- Vera Albuquerque – 15 minutos
14h 15 – Municípios: Integração
- Pinhais – 15 minutos
- Fazenda Rio Grande – 15 minutos
- Lapa – 15 minutos
- Colombo – 15 minutos
- São José dos Pinhais – 15 minutos
- Paranaguá – 15 minutos
- Campo Largo – 15 minutos
16h – Apresentação cultural
16h 30 – Organização: gestores de Cultura das Cidades
- Marcos Cordiolli
- Igor Cordeirro
- Izidoro Diniz
- Elton Barz
- Benjamin Maia
17h 30m – Encerramento
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar