25.06.2015Obra inspirada na Segunda Guerra faz parte de concerto da Orquestra de Câmara

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba realiza neste final de semana um concerto com repertório variado, que inclui duas composições românticas de Tchaikovsky e Edino Krieger, e uma obra de Schostakovich inspirada no drama da Segunda Guerra Mundial. As apresentações, com direção musical do violonista Winston Ramalho, acontecem nesta sexta-feira (26), às 20h, e sábado (27), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.

Abre o concerto a composição “Quarteto de Cordas nº 8, do russo Dmitri Schostakovich, composta em 1960, em Dresden (Alemanha). A obra expressa toda a emoção do autor quando estava imerso numa das cidades mais destruídas por bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. É uma espécie de autobiografia musical, que começa com as notas musicais que em alemão registram as letras de seu nome, como uma assinatura.

Conta-se que o Quarteto Borodin tocou essa obra na casa de Schostakovich em Moscou, esperando por suas críticas, mas, repleto dessa bela execução de seus sentimentos mais pessoais, o compositor colocou sua cabeça entre as mãos e chorou. Quando terminaram de tocar, os quatro músicos em silêncio guardaram seus instrumentos e saíram da sala.

No programa também estão composições românticas, como a “Suíte para Orquestra de Cordas”, do brasileiro Edino Krieger. Completa o repertório a obra hoje considerada uma das composições mais definitivas e marcantes do final da era romântica – a “Serenata para Cordas em Dó Maior Op. 48”, do russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

As apresentações contam ainda com palestra do compositor e violinista William Lentz, regente e diretor artístico do Coral Mokiti Okada. Nesta conversa, o palestrante repassa ao público mais informações sobre as obras, os compositores e o contexto histórico para um melhor aproveitamento do espetáculo.

Direção musical – O diretor musical Winston Ramalho, violinista curitibano que venceu vários concursos nacionais e internacionais, tendo sido aluno e assistente do consagrado professor e solista Tibor Varga, na Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria). Winston foi membro e violinista convidado de importantes orquestras brasileiras e estrangeiras, como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena e Orquestra de Câmara de Viena, além de ter atuado, durante 2011, como “spalla” ensaiador da Camerata Antiqua de Curitiba. Também participou como professor de violino em edições da Oficina de Música de Curitiba.

Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Direção musical de Winston Ramalho. Palestrante: Willian Lentz
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Datas e horários: