17.06.2015Conselho Municipal de Cultura inicia trabalhos com a formação de comissões

O Conselho Municipal de Cultura de Curitiba, que tomou posse no último dia 08, já teve a sua primeira reunião e deliberou pela formação, em âmbito interno, de quatro comissões temáticas: Comissão de Finanças e Acompanhamento, Comissão de Trabalho, Serviços Públicos e Movimentos Sociais, Comissão de Legislação e Conferências, e Comissão de Financiamento da Cultura. Os 50 membros titulares e suplentes foram divididos em grupos para que o conselho possa debater e atuar simultaneamente em todas as frentes.

De acordo com Elton Barz, assessor de Políticas Culturais da Fundação Cultural de Curitiba e membro do Conselho, esse modelo de trabalho permite uma atuação mais concreta. “As comissões vão debater mais intensamente esses temas e estabelecer um relacionamento com os respectivos setores. A Comissão de Trabalho, Serviços Públicos e Movimentos Sociais, por exemplo, estará em contato permanente com sindicatos, frentes e movimentos que trabalham na área da cultura”, explica.

Além disso, o Conselho já está aplicando o modelo de funcionamento que terá que adotar quando se tornar um órgão fiscalizador e deliberativo, como está previsto no Sistema Municipal de Cultura. “Atualmente, ele é apenas um órgão consultivo, mas a ideia é justamente prepará-lo para as mudanças que virão com a implantação do sistema municipal. Com isso, ele já vai aperfeiçoando a sua atuação”, afirma Elton.

Cursos – Outra deliberação foi a participação dos membros do conselho em cursos para aprofundar seus conhecimentos sobre a gestão da cultura em Curitiba. O primeiro curso, nesta terça-feira (16), será sobre o Sistema Nacional e o Sistema Municipal de Cultura. O curso seguinte mostrará aos conselheiros a estrutura da Fundação Cultural de Curitiba, seus equipamentos e principais programas. Depois, receberão informações sobre fomento e financiamento da cultura, para conhecer em mais detalhes a Lei Rouanet, o Fundo Nacional, a Lei Municipal da Cultura de Curitiba (Fundo Municipal e Mecenato), entre outros mecanismos existentes. Essa primeira série de cursos encerrará com uma aula sobre orçamento público.

Todas as reuniões do Conselho Municipal de Cultura estão sendo filmadas pelo representante da F.A.C.A. (Frente Aberta de Cinema e Audiovisual) e serão disponibilizadas num canal do Youtube. “É iniciativa muito importante porque aumenta a transparência das atividades e das decisões do Conselho. Temos que usar a tecnologia para ampliar o processo de participação popular”, destaca Elton Barz.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA | 2015-2017

Presidente: Marcos Antonio Cordiolli

Vice-presidente: Marcio da Silveira Marins

Secretário executivo: Elton Barz

Comissões Temáticas do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba:

1 – COMISSÃO DE FINANÇAS E ACOMPANHAMENTO

Atribuição: debater e acompanhar o orçamento da área de cultura da PMC e acompanhar a eficácia, a eficiência e a efetividades das políticas públicas de cultura.

• Elton Barz | Titular (GOV/FCC)
• Sandra Mara Dias | Suplente (GOV/FCC)
• Lagmê Raquel Reichert da Silva de Oliveira | Titular ( Regional Cajuru)
• Ricardo Henrique Rosa | Suplente (Regional Cajuru)
• Gislene Taís Brenner | Titular (Patrimônio)
• Miriam Regina Zanini | Titular (Artes Visuais)
• Ilka Almeida Passos | Suplente (Artes Visuais)
• Bruno Eduardo Fischer Pessuti (CMC) | Titular
• Adilson Alves Leandro (Mestre Pop) (CMC) | Suplente
• Aulio Zambenedetti ( Assessoria CMC/FCC)

2 – COMISSÃO DO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Atribuição: fazer a ponte das questões de cultura com os movimentos sociais e com os assuntos relativos ao trabalho e aos trabalhadores da cultura

• Maricleia Kamaroski | Titular (GOV/FCC)
• Clóvis Severo Brudzinski | Suplente (GOV/FCC)
• Jessica Candal Sato | Titular (Audiovisual)
• Emmanuel José Appel | Suplente (Audiovisual)
• Lícia Jany Fritoli | Titular (Folclore, Artesanato, Cultura Popular e Manifestações Tradicionais)
• Gustavo Roberto Gaio | Suplente (Folclore, Artesanato, Cultura Popular e Manifestações Tradicionais)
• Marcio de Castro Vieira | Titular (Regional Bairro Novo)
• Manoel Pereira da Cruz (Dentinho) | Suplente (Regional Bairro Novo)
• Sesóstris Filipe Armstrong Oliveira | Titular (Regional Boa Vista)
• Carolina Taeko Fujita | Suplente (Regional Boa Vista)
• Célio Joacir Repetski (Cabelo) | Titular (Regional Pinheirinho)
• Rhauana Martielli Mendonça Repeski | Suplente (Regional Pinheirinho)
• Marlon Missael Terres | Titular (SME)
• Magareth Caldas Fucsh | Suplente (SME)
• Sandra Ester (Assessoria CMC/FCC)

3 – COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E CONFERÊNCIAS
Atribuição: debater a legislação municipal para a área de cultura e prover os regimentos e ajudar a coordenar as Conferências Municipais.

• Heliomar Jerry Dutra de Freitas | Titular (GOV/PGM)
• Hugo MouraTavares | Suplente (GOV/FCC)
• Marcio da Silveira Marins | Titular (Regional Matriz)
• Eduardo Giacomini Martins | Suplente (Regional Matriz)
• Paulo Cezar Pereira | Titular (Regional Santa Felicidade)
• Laura Rigonato Oratz | Suplente (Regional Santa Felicidade)
• Maico da Cunha Sant´anna | Titular (Música)
• Tiago Guiraud Camargo Rangel | Suplente (Música)
• Julieta Maria Braga Côrtes Fialho dos Reis | Titular (CMC)
• Tayene Coelho G. de Oliveira | Titular (Instituto Curitiba de Turismo)
• Carla Mannich | Suplente (Instituto Curitiba de Turismo)
• Sergio Antonio Barreto de Faria ( Assessoria CMC/FCC)

4 – FOMENTO E FINANCIAMENTO DA CULTURA
Atribuição: acompanhar o Sistema Municipal de Financiamento e Fomento da Cultura.

• Maria Angélica Rocha Carvalho| Titular (GOV/FCC)
• Izidoro Diniz | Suplente (GOV/FCC)
• Luis Henrique Silva Jacarelli | Titular (Literatura)
• Floresval Nunes Moreira | Titular (Regional Portão)