17.06.2015Glauber Rocha está na programação desta semana na Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba exibe neste sábado e domingo (20 e 21) alguns dos principais filmes de Glauber Rocha. Serão exibidos os quatro filmes mais premiados deste grande nome do cinema brasileiro – Barravento, Terra em Transe, Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro. A entrada é gratuita.

“Barravento” foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary na Tchecoslováquia em 1964. Um ano depois, “Deus e o diabo na terra do sol” conquistou o Grande Prêmio no Festival de Cinema Livre da Itália e o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Acapulco. Foi com “Terra em Transe” que Glauber Rocha se tornou reconhecido internacionalmente, conquistando o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel na Espanha, o Prêmio de Melhor Filme do Locarno International Film Festival, e o Golfinho de Ouro de melhor filme do ano, no Rio de Janeiro. Outro filme premiado de Glauber foi “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e, outra vez, o Prêmio Luiz Buñuel na Espanha.

Glauber Rocha (1939-1981) foi um cineasta controvertido e incompreendido no seu tempo, além de ter sido patrulhado tanto pela direita como pela esquerda brasileira. Ele tinha uma visão apocalíptica de um mundo em constante decadência e toda a sua obra denotava esse seu temor. A seleção de filmes de Glauber Rocha será exibida em comemoração ao Dia do Cinema Nacional (19 de junho).

Programação:

Data: 20/06 às 18h30
BARRAVENTO (1959, pb, 81’)
Sinopse: Numa aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tensões.
Elenco: Antonio Pitanga, Aldo Teixeira, Luiza Maranhão, Lucy Carvalho.
Classificação Indicativa: 12 anos

Data: 20/06 às 20hs
TERRA EM TRANSE (1967, pb, 107’)
Sinopse: Num país imaginário chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo Martins hesita entre as diversas forças políticas em luta pelo poder. Dom Porfírio Diaz é líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado, Felipe Vieira é um político populista e Júlio Fuentes, dono do império de comunicações. Em conversa com a militante Sara, Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder político, e apoia Vieira.
Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danusa Leão.
Classificação Indicativa: 14 anos

Data: 21/06 às 18hs
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (1964, pb, 125’)
Sinopse: Revoltado contra a exploração de que é vitima por parte do coronel Morais, o vaqueiro Manuel mata-o durante uma briga. Começa então a fuga de Manuel e de sua esposa Rosa, que são perseguidos por jagunços até se integrarem aos seguidores do beato Sebastião, no lugar sagrado de Monte Santo. Ao mesmo tempo, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço dos latifundiários e da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato, o que faz com que o casal tenha de continuar fugindo e se encontre com Corisco, cangaceiro remanescente do bando de Lampião.
Elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle, Othon Bastos.
Classificação Indicativa: 14 anos

Data: 21/06 às 20h10
O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO (1969, cor, 99’)
Sinopse: Numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas, aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos, o início do duelo do dragão da maldade contra o santo guerreiro. Outros personagens vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças; um coronel com delírios de grandeza, um delegado com ambições políticas; e uma linda mulher, que vive uma trágica solidão.
Elenco: Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana, Jofre Soares, Lorival Pariz.
Classificação Indicativa: 14 anos

Cinemateca de Curitiba: R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada gratuita.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar