18.10.2017Trilhas sonoras de filmes unem Jane Duboc e Orquestra à Base de Corda

A cantora Jane Duboc se apresenta com a Orquestra À Base de Corda, neste final de semana na Capela Santa Maria. O concerto acontece na sexta-feira (20) às 20h e sábado (21) às 18h30 e traz canções que fizeram parte da trilha sonora de filmes com arranjos elaborados por músicos da própria Orquestra, como "Against all odds" (Phil Collins), "Al otro lado del rio" (Jorge Drexler), "Esperando na janela" (Targino Gondim/ Manuca Almeida / Raimundinho do Acordeon), entre outras.
A relevância da cantora Jane Duboc, considerada uma das mais belas vozes do Brasil segundo a Revista Rolling Stones, é destacada pelo maestro da Orquestra, João Egashira. “É um orgulho para o grupo esse concerto com a Jane. Ela tem uma das vozes mais significativas do país e o seu histórico musical é muito eclético, o que garantiu para essas apresentações um repertório bem variado”, explica.
O concerto foi elaborado com foco no álbum Movie Melods, gravado pela cantora no começo dos anos 90 e composições de filmes posteriores a esse álbum também foram incorporadas ao repertório. “Ano passado fizemos concertos com obras de Ennio Moriconi e funcionou muito bem. Esse concerto com a Jane une o que ela já tem de experiência e continua neste viés, agora com composições de filmes americanos e brasileiros”, conclui Egashira.

Orquestra À Base de Corda – O grupo foi criado por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar com 9 integrantes, entre eles o maestro João Egashira – desde 2001, conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório abrange diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro.
Já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, André Abujamra, Carlos Malta e Dimos Goudarolis. Entre suas apresentações mais importantes estão as realizadas nas Oficinas de Música de Curitiba (de 2001 a 2010), no 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí e no Acorde Brasileiro em Porto Alegre. Em 2008 lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo.

Orquestra à Base de Corda convida Jane Duboc
Datas: 20 de outubro às 20h/ 21 de outubro às 18h30