01.08.2018Shows no Teatro do Paiol homenageiam compositor Noel Rosa

Em homenagem ao compositor Noel Rosa, um dos mais notáveis sambistas brasileiros, conceituados músicos curitibanos se apresentam no Teatro do Paiol, nesta sexta-feira (3/8) e sábado (4/8), às 20h. Os shows que integram o Projeto Paiol Musical preveem ainda um bate-papo gratuito no Conservatório de MPB de Curitiba, na quinta-feira (2/8), às 19h.

O show foi construído sobre as múltiplas possibilidades de releitura da obra de Noel Rosa, e tem o samba como uma das diversas influências. Com caráter cênico/musical, são utilizados instrumentos como violão, flauta, pandeiro, piano e clarinete.

O espetáculo Noel estreou no ano de 2006 em Curitiba e ainda se mantém em cartaz. Embora longe dos palcos da cidade há quatro anos, o projeto não parou. Em 2017 esteve em 19 cidades entre o interior do Paraná e interior de São Paulo, além de fazer temporada na capital paulista.

Idealizado pelo ator e cantor Marcio Juliano Silva, o elenco conta com os músicos Marcelo Torrone, Ale Age, Gabriel Schwartz e Sergio Albach que também assina a direção musical.

A direção cênica é do premiado diretor Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro. Para essas apresentações foi convidada ainda a cantora Uyara Torrente, integrante da Banda Mais Bonita da Cidade, para participações em cinco músicas do roteiro.

Bate-papo
Além dos shows, acontece um bate-papo na quinta-feira (2/8), às 19h, no Conservatório de MPB de Curitiba. Os músicos comentam sobre todo o processo de construção e histórico de trabalho para a conclusão do show.

Homenageado
O compositor, cantor e violonista brasileiro, Noel Rosa (1910-1937) foi um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. Em pouco tempo de vida compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. Entre suas músicas destacam-se, "Com Que Roupa", seu primeiro sucesso, "Conversa de Botequim", "Feitiço da Vila" e "Fita Amarela".

Ficou conhecido como "O Poeta da Vila". Seus principais intérpretes são a Aracy de Almeida, Francisco Alves e Mário Reis. Mestres da Música Popular Brasileira como Chico Buarque de Holanda e Paulinho da Viola fazem questão de realçar a influência que Noel Rosa teve em suas músicas.

Noel – Shows
3 e 4 de agosto | 20h
Teatro do Paiol | Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Ingressos | R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia)