Notícias

17.04.2018Semana Nacional do Choro tem intensa programação no Conservatório de MPB

Amantes do ‘chorinho’ não podem deixar de aproveitar a programação do Conservatório de MPB de Curitiba durante a Semana Nacional do Choro. Na Semana, que acontece de 23 a 28 de abril, haverá workshop, a tradicional roda com convidados especiais e apresentações relembrando os principais compositores que marcaram o estilo da música brasileira.

A abertura acontece na segunda-feira (23/04), às 20h, com um encontro especial entre grupos do Conservatório. A Orquestra à Base de Corda e a Orquestra à Base de Sopro sobem ao palco da Praça Jacob do Bandolim, comemorando o Dia Nacional do Choro e os 20 anos dos grupos dedicados à Música Popular Brasileira. A entrada é gratuita.

No repertório serão executadas obras de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim, que em 2018 completaria 100 anos. Desde 2002, que os grupos artísticos não trabalhavam juntos, comentou o regente do concerto e da Orquestra à Base de Sopro, Sérgio Albach. “Os motivos são especiais e merecem esse destaque”, afirmou.

“Os nossos trabalhos acabaram ocorrendo paralelamente. Por pertencer à mesma casa, nossa filosofia de trabalho e de pesquisa é parecida. Temos repertórios que se assemelham”, comentou o regente da Orquestra à Base de Corda, João Egashira. “As Orquestras se encaixaram muito bem nesse repertório”, disse.

Deo Rian
A programação da Semana Nacional de Choro continua com o bandolinista carioca Deo Rian, que estará em Curitiba para um bate-papo e concertos com a Orquestra à Base de Corda. A partir do tema ‘O legado de Jacob do Bandolim’, Rian ministra um workshop gratuito, na quarta-feira (25/04), às 19h. Entre os conteúdos apresentados estarão o domínio técnico e a interpretação sensível do estilo.

As apresentações com a Orquestra à Base de Corda acontecem na sexta-feira (27/04), às 20h e sábado (28/04) às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. O show comemorando o centenário de Jacob do Bandolim, conta com composições do homenageado e obras de Deo Rian, Radamés Gnatalli e Avena de Castro dedicadas a ele.

“O concerto é inédito e será bastante emocionante. Nele, Deo vai mostrar toda a história que ele traz com o bandolim. Ele conviveu com o Jacob, e na época foi considerado um de seus herdeiros, do repertório do choro à forma de tocar, por isso a presença dele durante essas comemorações é tão importante”, explica Egashira.

Roda de Choro
A tradicional Roda de Choro também recebe destaque. Um dos principais grupos de choro da região, o Conjunto Choro e Seresta, participa da Roda na quinta-feira (26/04), às 17h. O Choro e Seresta, e outros convidados fazem uma homenagem ao centenário de dois grandes mestres: Jacob do Bandolim e Dino 7 cordas.

Serviço:
Orquestra à Base de Corda e Orquestra à Base de Sopro

Data: Segunda-feira, 23 de abril
Horário: 20horas
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Pça Jacob do Bandolim (Rua Mateus Leme, 66)

Bate-papo Deo Rian – bandolinista Rio de Janeiro
‘O legado de Jacob do Bandolim’