13.07.2021Semana de Canto Coral apresenta coros infanto-juvenis

Neste terceiro dia de evento (13/7), a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba começa ao meio-dia (12h), com cinco videoclipes de grupos corais infanto-juvenis, entre eles coros do Brasil, Inglaterra, Venezuela. Pela noite, o grupo Stellenbosch University Choir da África do Sul se destaca entre os brasileiros, Coral Paulistano (SP), Conjunto Calíope (RJ) e Expresso 25 (RS).
Desde domingo (11/7), as cinco transmissões da Semana de Canto Coral já somam mais de 6 mil visualizações, no youtube e facebook. Além das duas mesas de discussão, foram apresentados videoclipes de 14 coros, dos 51 participantes.

Programação completa

Durante a semana, a programação da Semana de Canto Coral 2021 poderá ser vista às 12h, 19h e 19h30. Além de apresentações dos 58 vídeos dos grupos participantes, o público também poderá acompanhar rodas de conversa com cantores e regentes do Brasil e do exterior.
A Semana de Canto Coral é uma promoção anual da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Prefeitura de Curitiba que homenageia o compositor curitibano Henrique Morozowicz (1934-2008), também conhecido como Henrique de Curitiba. Até a pandemia do novo coronavírus, o evento acontecia na sala de concertos Capela Santa Maria, considerada a casa da Camerata Antiqua de Curitiba.

Saiba mais sobre os grupos que fazem parte da programação do dia:

12h LIFTING SPIRITS CHOIR (EX-CATHEDRA), do programa Singing Medicine do Hospital Infantil de Birmingham apresenta Music Inside (Inglaterra)
A equipe de Capelania do Hospital Infantil de Birmingham trabalhou em conjunto com a Ex Cathedra´s Singing Medicine para formar, o que se acredita ser, o primeiro coral de pacientes virtual para crianças e jovens em todo o mundo, chamado Lifting Spirits Choir.
Pela própria natureza de estar no hospital, as crianças geralmente ficam isoladas e não conseguem se reunir para cantar. Este projeto, filmado pré-coronavírus, usa tecnologia para garantir que independentemente de sua condição ou capacidade, eles seriam capazes de cantar juntos.
Financiado pelo Birmingham Children's Hospital Charity, Oak Foundation, Froebel Trust, Masonic Charitable Foundation, Arts Council England e muitos outros, este projeto especial apresenta 15 pacientes em Birmingham Children's Hospital e transforma os bipes das máquinas do hospital em música para as crianças começarem a improvisar.

CORAL BRASILEIRINHO apresenta Piruetas (Chico Buarque) com direção artística de Helena Bel (PR)
O Coral Brasileirinho nasceu em 1993 para ser um dos grupos artísticos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Trabalha a canção brasileira em espetáculos temáticos, desenvolvendo a expressividade vocal e a interpretação cênica de seus integrantes. Seus espetáculos temáticos propiciaram uma gama variada de músicas para a formação de repertório, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes.

CORAL CURUMIM apresenta Fogo na Mata (Henrique de Curitiba) com regência de Joyce Miriam Todeschini (PR)
A música dos mais diferentes estilos, épocas e linguagens é a matéria prima do Coro infanto-Juvenil Curumin! O coral deixou suas marcas quando, em 1991, abriu pela primeira vez as janelas do Palácio Avenida, transformando o prédio histórico do centro de Curitiba em uma caixinha de música. Outros e outros curumins foram fazendo essa história, com participação nas óperas produzidas pelo Teatro Guaíra.

CORO NEOJIBA apresenta Dona Nobis Pacem (Mary Lynn Lightfoot) com regência Yuli Andrea Martinez Gaitan (BA)
O Coro Neojiba é formado por coralistas entre 9 e 17 anos de idade, integrantes dos diferentes núcleos de Prática Musical do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Como resultado de um intercâmbio entre os núcleos, saiu o videoclipe que deixa uma mensagem de união, colaboração e apoio familiar.

FUNDAÇÃO SCHOLA CANTORUM DA VENEZUELA apresenta Los Capitanes de La Comida (Alberto Grau) com regência de Maria Guinand (Venezuela)
A Fundação Schola Cantorum de Caracas (fundada em 1975), também hoje conhecida como Fundação Schola Cantorum da Venezuela, é uma instituição sem fins lucrativos que se destina a promover e fortalecer o desenvolvimento social através da música e do canto coral nacional e internacional.

19h CORAL PAULISTANO apresenta Momento (Antonio Ribeiro) com regência de Maíra Ferreira (SP)
O Coral Paulistano foi formado em 1936 com a proposta de trazer a música brasileira para a programação do Theatro Municipal. A iniciativa de Mário de Andrade foi bem recebida e implementada pelo então diretor do Departamento Municipal de Cultura. Considerado um marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922.

CONJUNTO CALÍOPE apresenta Trenzinho Caipira com regência de (Heitor Villa-Lobos) com regência de Julio Moretzsohn (RJ)
O Conjunto Calíope é formado por cantores profissionais dedicados à música vocal de câmera. Em 2002 foi ganhador do Prêmio Carlos Gomes. E no mesmo ano, apresentou-se em Santiago do Chile a convite da Embaixada do Brasil. Integrou a Programação Oficial do Ano do Brasil na França de 2005, apresentando-se numa tournée por 6 cidades francesas e na Embaixada Brasileira em Berlim.

STELLENBOSCH UNIVERSITY CHOIR apresenta Nkosi Silekela Iafrika (God Bless Africa) com regência de André van der Merwe (ÁFRICA DO SUL)
O Coro da Universidade Stellenbosch é composto por alunos de várias origens acadêmicas. O Coro Matie é o coro mais antigo e famoso da África do Sul, fundado em 1936 por William Morris.

EXPRESSO 25 (RS/BRASIL) apresenta O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc) com regência de Pablo Trindade-Roballo (RS)
Com 57 anos de existência o grupo conta em sua trajetória com nove turnês à Europa, além de incursões por países da América Latina e pelo Brasil. O Expresso 25 tem extensa discografia, parcialmente inserida no spotify, assim como em outras plataformas.

6ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba
Quando: até domingo (18/7)
Horário das atividades: às 12h, 19h e 19h30
Onde assistir: